Claudenir Munhoz
Colunista do blog
Cuidado com as altas temperaturas
Temperaturas constantes em nosso estado. Muitas pessoas gostam de aproveitar e se refrescar em balneários, piscinas e até mesmo em riachos, porém em vários locais irregulares e que não possuem guarda vidas, os banhistas devem estar atentos e seguros. Nesta semana fiz duas reportagens com a capitã Sulenir do Corpo de Bombeiros de Bagé.
A pauta foi os incêndios e os afogamentos. O que mais me chamou a atenção na entrevista, é que já foram registradas mortes por afogamentos na região. Um dos casos foi em Dom Pedrito, quando um jovem de apenas 17 anos foi tentar atravessar a margem de uma barragem e não conseguiu. Mergulhadores de Uruguaiana tiveram que prestar apoio para localizar o corpo de jovem. Outro fato que gera preocupação são de pescadores. Um senhor, idoso, entrou na água onde estava pescando no município de Candiota e submergiu. Até o momento já foram registrados dois afogamentos, mas segundo o Corpo de Bombeiros, a notícia é muito promissora, pois em anos anteriores Bagé chegou a contabilizar cinco mortes por afogamentos.
Na maioria dos casos é a falta de atenção e segurança dos banhistas. Quem procura os clubes que possuem piscinas também deve estar atento, porque existe uma lei nova de janeiro de 2013, que orienta os proprietários de clubes a terem um guarda vida no local. Para aqueles que aproveitam o verão nas praias do litoral, cabe estarem conscientes se o mar está próprio ou não para banho. Pessoal, vamos aproveitar e curtir a estação mais quente do ano, mas também vamos prestar muita atenção em quais locais estamos frequentando e se há segurança. Não vamos deixar crescer o número de afogamentos no estado, porque muitas vezes, a culpa é nossa. A falta de conscientização é o que falta nas pessoas.