Demarchi foi incorporado ao Núcleo de São Gabriel recentemente |
No final do ano passado, o Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA) nomeou os aprovados no Concurso Público realizado em 2013, qualificando e ampliando ainda mais a atuação dos Núcleos e Regionais. Os concursados já estão trabalhando, e em São Gabriel não é diferente. O 1º NATE (Núcleo de Assistência Técnica e Extensão) recebeu recentemente mais um engenheiro agrônomo, Marcelo Buss Demarchi, que já estava no IRGA e vem para somar ao trabalho realizado.
Natural de Santa Maria e formado pela UFSM, Demarchi ingressou no IRGA em 2007, trabalhando no 29º NATE, situado em Quaraí. "A lavoura de lá, que era a metade da área que é hoje, aumentou a produtividade em 1,5 tonelada com os trabalhos realizados, isso entre 2009 e 2010. E nossa meta é realizar este aumento em São Gabriel", salienta.
A expectativa do novo engenheiro - que se integra aos colegas Luciano Hanemann e Mário Sérgio Blini Fernandes, atuantes no Núcleo - é de colaborar e aumentar a produtividade e rentabilidade da área agrícola de São Gabriel. "Contamos agora com o desafio do plantio de soja, que é uma realidade e alternativa para ampliar a produtividade e rentabilidade, fazendo com que o produtor se desafogue e siga na atividade, com tranquilidade e conforto", frisou.
Sobre São Gabriel, Demarchi se declarou surpreso positivamente com a receptividade da comunidade gabrielense. "A adaptação está sendo excelente, com uma comunidade hospitaleira e receptiva", concluiu. O IRGA deverá ter várias atividades neste começo de ano, voltadas para o Dia de Campo Estadual, marcado para 5 de fevereiro em Cachoeirinha.