![]() |
| Tarso Teixeira manifesta preocupação com a estiagem (foto divulgação) |
Depois de um ano de chuvas abundantes e desempenho recorde da safra apesar das oscilações econômicas, a perspectiva de aumento da inflação e persistência da estiagem podem modificar o cenário para o novo ano. A observação é do presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, ao projetar as perspectivas de 2014.
Desde novembro, o volume de precipitações pluviométricas vem decaindo, o que preocupa os produtores rurais, especialmente sojicultores e arrozeiros. “Em alguns locais do interior do Município, a falta de água para consumo humano já está se fazendo sentir, e a lavoura pode sofrer conseqüências como as da estiagem severa de 2012, quando foi registrada uma quebra de safra superior a 40%”, assinala.
Tarso ressalta a preocupação com o desempenho da economia, que segue patinando. “O aumento da inflação já começa a corroer o poder de compra do brasileiro e diminuir o mercado interno para os produtos agrícolas, e o dólar alto é um fator que também prejudica as importações”, enfatiza.













0 comentários via Blogger