Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 setembro 2013

Polêmica no ar: release da Prefeitura sobre empregos gera contradições

Seleção feita pelo Marfrig no SINE: informações geraram polêmica
Uma informação veiculada em reportagem da Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura causou controvérsias nesta semana, talvez pelo excessivo tom e possibilidade de camuflagem de informações. É o que foi levantado pelo jornalista Cláudio Moreira em seu Facebook na manhã de hoje. O release distribuído à mídia alude a que a Administração Municipal atribui a si as contratações do Marfrig e atribuindo ao Governo anterior as demissões. Moreira condenou a forma com o que o assunto foi abordado, o que é polêmico face aos conceitos de ética da imprensa.


Ele publicou uma opinião que foi veiculada no seu perfil, e que reproduzimos na íntegra. As contratações feitas pelo Frigorífico Marfrig teriam sido tomadas, de acordo com o release, como obtidas pela Prefeitura Municipal, como uma realização que não teria ocorrido, e ele traz dados sobre a situação de emprego. A seleção teve o apoio do SINE Móvel, durante a terça-feira, e fez parte do processo solicitado pelo Frigorífico.

Veja o que ocorreu, e vai dar muito "pano para manga" na cidade:

Reportagem produzida pela Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura, e publicada no Jornal “O Imparcial” desta quinta-feira, que traz o faustoso título “Oportunidade de empregos possibilita o retorno de gabrielenses para a cidade”, tem um começo que pode comover os mais sensíveis, pelo tom condoreiro. O primeiro parágrafo merece ser repetido na íntegra (peço perdão de antemão por isso): “Pela primeira vez, uma longa fila agradou os olhos de quem passou pelo prédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de São Gabriel, EMBORA DEMONSTRE O ALTO ÍNDICE DE DESEMPREGO HERDADO PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL”, o acúmulo de pessoas – com currículos na mão – ampliou a perspectiva de novos empregos já para os próximos meses”.
Eu bem que poderia deixar passar essa fixação quase patológica dos integrantes do atual governo em relação ao governo anterior, a quase nove meses de nova gestão. Mas o que é realmente grave não é isso, mas sim o uso descarado da MENTIRA para buscar aplauso. Primeiro, porque a procura de empregos deve-se ao Marfrig estar recontratando, depois das demissões em massa de março e abril deste ano. Trata-se, portanto, da lógica do mercado, onde o Executivo Municipal não teve qualquer tipo de interferência para a retomada das contratações.
Segundo: de que “ALTO ÍNDICE” de desemprego está falando esta reportagem? Tem números pra mostrar? Fui coordenador da Secretaria de Indústria e Comércio nos dois primeiros anos da gestão, e assessor da Secretaria Geral de Governo nos anos seguintes, e posso afirmar com absoluta tranqüilidade de que este “alto índice” simplesmente NÃO EXISTE. 
Os dados do CAGED e do próprio SINE de São Gabriel relativos aos quatro anos do mandato de Rossano Gonçalves, provam exatamente o contrário. Comparando-se o número de contratações com o número de demissões ao longo dos quatro anos de gestão, temos o seguinte:
CONTRATAÇÕES EM 4 ANOS: 10474
DEMISSÕES EM 4 ANOS: 9660
SALDO POSITIVO: 814 empregos.
Vou mais além. Em todos os anos da gestão, com exceção de 2012, o saldo de empregos foi POSITIVO frente ao de demissões. É bom recordar, que foi na gestão anterior que São Gabriel tornou-se a cidade gaúcha com o MAIOR CRESCIMENTO NOMINAL DO PIB, saindo de R$ 700 milhões em 2008 para R$ 1,2 bilhão em 2010, passando a pertencer ao seleto grupo de 40 cidades gaúchas com PIB superior a um bilhão. 
Fui da assessoria de imprensa do Executivo por duas ocasiões,e ainda hoje trabalho com assessoria de imprensa privada. Um assessor de imprensa existe para estabelecer a relação entre a imprensa e seu assessorado, mas sempre baseado na verdade. Vai aqui uma pequena lição de Phillip Kotler, o grande cérebro do marketing mundial: “A única ferramenta de comunicação possível com qualquer pessoa, é a verdade”. 
Que feio, pessoal...

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.