Colunista do blog
Reforma Política
Quando tanto se fala em Reforma Política não seria o momento de se propor o Sistema Parlamentar de Governo? Creio que o Parlamentarismo seria um avanço para nossa tenra democracia. Creio que o debate sobre ética e corrupção está um pouco restrito a atividade política, esquecendo-se de que a ética na política depende muito, quando não totalmente, de uma sociedade ética, o que não somos. Não há como separar a corrupção pública da privada, pois uma sem a outra não existe.
Quem elege os detentores de mandato? O povo que está na rua esquece de que ele é o grande responsável pelo caos instalado nos Partidos Políticos, pois prefere os homens aos Partidos. Não temos tradição partidária, haja vista que os campeões de votos - Ana Amélia e Tiririca - nunca tiveram militância política partidária, mas sim uma visibilidade na mídia em vista das profissões que exercem. A Senadora Ana Amélia que se julga maior do que o PP (Partido Progressista) desrespeitou acintosamente as determinações do diretório municipal de Porto Alegre e apoiou a Manuela D`Avila na última eleição. Como ter Partidos fortes com exemplo como esse?
Uma reforma política neste momento só para dar resposta às manifestações populares é uma temeridade. Pode ser muito pior. Primeiro é preciso mostrar ao povo que ó Brasil será forte ou não dependendo de sua atitude, de seu comportamento, de seu civismo, de sua ética e de sua atitude contra a corrupção seja ela praticada na atividade pública ou na atividade privada.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com