Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

04 junho 2013

28º Seminário Cooplantio abre novo dia de palestras nesta terça

Seminário teve sua abertura oficial às 16 horas
Com a primeira atividade que foi a mesa redonda que debaterá sobre a economia e as tendências na agricultura do Sul do Brasil, começa o 28º Seminário Cooplantio - "Inovação no Agronegócio para produzir mais e melhor", realizado pela Cooperativa a partir desta segunda-feira (28), no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado. A delegação de São Gabriel está presente com 72 produtores, um bom número que comprova a presença forte da unidade local no evento, além dos gestores da unidade São Gabriel, Marcelo Caggiani (Cooplantio) e Fernando Soares (Cooplantio CASE). O Seminário foi aberto oficialmente às 16h30 desta segunda-feira, dia 03 de junho. Em seu pronunciamento, o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto – Cooplantio, Daltro Benvenuti, falou sobre os 23 anos da Cooperativa, comemorou o público crescente ao evento em número e qualidade e adiantou o lançamento do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O novo título do setor, que será apresentado às 14h desta terça-feira, 4 de junho, em parceria com a Embrapa, possibilitará novos aportes de recursos, inclusive de investidores urbanos. “Com isso, o agricultor poderá fazer uma lavoura com mais tecnologia e insumos”, afirmou Benvenuti.


O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, em representação ao governador do Estado, Tarso Genro, chamou a atenção para a boa safra de 2012 e afirmou que o esforço atual do Governo do Estado é para que a irrigação esteja sempre presente no cotidiano do produtor gaúcho. “A economia do Rio Grande cresce quando o setor rural vai bem. A Cooplantio tem sido uma das mais importantes parceiras dos produtores, mostrando que o caminho é cada vez mais diminuir custos e aumentar a produção”, disse Mainardi. “O governo tem que fazer a sua parte e eu acredito que os esforços estão sendo feitos. Se hoje existem gargalos, é porque crescemos. E, se dobramos a produção em 20 anos, com certeza iremos mais que dobrar de novo nos próximos 20 anos.”

Grande presença de associados é marcante no primeiro dia. São Gabriel conta com 72 associados presentes

Marcelo Caggiani, com os presidentes do Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros, Tarso Teixeira e Paulo Lederes
Integraram ainda a mesa de abertura do evento o presidente do Clube de Plantio Direto, Eurico Dorneles; o representante da Presidência da Câmara dos deputados, deputado federal Jerônimo Goergen; o deputado federal Afonso Ham; o prefeito municipal de Gramado, Nestor Tissot; o superintendente federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes; e o presidente da Ocergs, Vergílio Périus.

A programação do evento teve início às 14h, com o debate “Economia, Tendências e a Agricultura do Sul do Brasil”, do qual participaram o economista Marcelo Portugal, que falou sobre “Câmbio, preços tendências, commodities”, o engenheiro agrônomo Alexandre Barros, em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, com o tema “Insumos, mercado e tendências”, e o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, que abordou “Logística para grãos”.

Portugal falou sobre o cenário econômico mundial, que terá crescimento do PIB estimado em 3,3% este ano. No cenário nacional, a previsão é de uma safra recorde, com aproximadamente 184 milhões de toneladas de grãos. A taxa de inflação estimada este ano no País é de 5,8%, e o patamar do Dólar será acima de R$ 2,00, o que favorece as exportações. Barros comentou a estimativa mundial de queda nos preços dos grãos em função da super safra. No entanto, alertou para os possíveis problemas climáticos nos Estados Unidos, o que poderá contribuir para os preços dos grãos e dos insumos. Já no mercado interno brasileiro, o adubo promete permanecer aquecido.

Lopes tratou principalmente sobre os gargalos logísticos que reduzem a competitividade brasileira: armazenagem, ferrovias, hidrovias e rodovias. “É fundamental fazer com que aconteça a complementariedade dos modais”, ressaltou. “Não podemos mais aceitar que o produtor rural gaúcho encontre fora da porteira os principais entraves para viabilizar a sua atividade.”

Renato Pereira encerrou o primeiro dia com muito bom humor para valorização pessoal
Para fechar o primeiro dia de programação, Renato Pereira, especialista na utilização do bom humor no marketing de negócios e relação inter e intrapessoal, fez sua apresentação “Como transformar a compra em renda”. O Seminário debate temas que vem a ter importância técnica, téorica e cultural. Caggiani frisa que o evento além de ser uma reflexão, é a oportunidade de atualização dos produtores, ainda mais que o Seminário versará a questão das ações para a melhoria da qualidade de plantio, tanto no aumento da produtividade quanto na gestão de pessoas, seja para o homem, mulher do campo e os filhos que futuramente, passam a trabalhar no agronegócio. 

"O seminário acaba sendo um divisor de águas a cada safra, apresentando as mudanças e tendências. É o agir diferente e ter um resultado também diferente a cada ano, além de refletirmos, oportuniza a atualização do produtor", concluindo que além destas questões, o evento debate avaliação dos sistemas de armazenagem, as questões econômicas, como o preço das commodities (soja, trigo, arroz e milho) e como dito antes, a questão da gestão pessoal e suas evoluções, principalmente a participação da mulher na lavoura, onde com a evolução tecnológica, elas operam equipamentos agrícolas que estão vindo cada vez mais informatizados, finaliza.

A programação segue nesta terça, com o seguinte cronograma:

04/06 - Terça-feira
8h30 - Mesa redonda "Evolução nos custos de produção: soja, trigo, milho e arroz"
Moderadores: Camilo Oliveira e Fábio Oberto
Debatedores: Tarcísio Minetto (economista e pós-graduado em cooperativismo) e Paulo Rigatto (graduado em Engenharia Agronômica pela UFPEL e mestrado em Economia Rural pela UFRGS)
10 às 10h45 - Intervalo
10h45 às 12h - Mesa redonda "A mulher na agricultura atual e o futuro", mediada pela jornalista Tânia Carvalho e com as engenheiras agrônomas Renata Zaffari Arioli, Fernanda Viacelli Falcão e a administradora da Agropecuária Pontal, de Santa Vitória do Palmar, Helena Mussnich Schimidt.
12h - Intervalo
14h - "Nutrição de Plantas e Manejo de Solos
Moderadores: Décio Fernando Neuls (Cooplantio Carazinho) e Cláudio Bofill (Cooplantio Uruguaiana). 
Debatedores: Ibanor Anghinoni - Fertilidade de solos em lavouras de arroz e sistemas de produção associados (agrônomo e mestre em Ciência do solo pela UFRGS)
Pedro Escosteguy - Soja, milho e trigo no Planalto (engenheiro agrônomo e mestre em Ciência do solo pela UFRGS)
16h30 - Inovações no Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas
Moderador: Giovani Fernandes (Cooplantio Pelotas)
Debatedores: Mario Bianchi (engenheiro agrônomo), Ricardo Balardin (agrônomo) e Dirceu Gassen, gestor de marketing e serviços da Cooplantio
18h - Show musical com Joca Martins

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.