O São Paulo de Rio Grande retorna à Primeira Divisão do Futebol Gaúcho. O time caturrita, como é chamado, venceu no tempo normal ao Brasil de Pelotas por 1 a 0 e nas penalidades, venceu por 3 a 2, em um jogo eletrizante. Depois de 30 anos, o time riograndino conquista um título em casa, no Estádio Aldo Dapuzzo.
O gol que levou a decisão para os pênaltis foi de Aylon, aos 33 minutos do 1º tempo, após assistência de Alê Menezes, que jogou no São Gabriel Futebol Clube na época de Gauchão. A partir daí, bastou o São Paulo segurar o Xavante, até o final do jogo. Chegou a haver uma queda de luz no Aldo Dapuzzo. Nos pênaltis, os goleiros foram o destaque, sobretudo Luciano, do São Paulo.
A polêmica ficou por conta que a RBS TV, que transmitiu o jogo para a Região Sul do Estado, não transmitiu as penalidades, entrando com a rede nacional após o final do tempo normal. Após o gol, a torcida do "Leão do Parque", como é conhecido, invadiu o campo.
Para o Brasil, resta agora disputar o segundo turno e chegar novamente à final. Com a nova fórmula, os campeões dos turnos automaticamente garantem vaga à 1ª Divisão. Após dez anos, Rio Grande volta a ter um representante no Gauchão.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com