Sofrendo de vários problemas de gestão administrativa que parecem sem fim - e com contínuas acusações de autoritarismo por parte da Reitoria -, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) não sabe o que fazer e acaba restringindo benefícios federais a seus alunos, mesmo com a liberação do Ministério da Educação (MEC). A acadêmica de Direito do Campus São Gabriel, Greice Bittencourt, tenta usar o recurso, se inscreveu e a Universidade se nega a aceitá-lo.
Greice entrou em contato com o Ministério, e a informação de que a Urcamp não estaria aceitando o FIES não procede, de que era só se inscrever que eles deveriam aceitar a inscrição. Veja a manifestação de Greice no seu perfil do Facebook, relatando uma grave falha administrativa da instituição:
"Não sei porque ainda me impressiono com a forma que a administração da URCAMP CENTRAL trata seus acadêmicos, aqueles que pagam suas mensalidades religiosamente em dia e que mesmo assim são prejudicados pelo atraso de salário dos professores. Eles nos subestimam e não confiam nos bacharéis que estão formando, ridícula essa mentirinha que eles nos aplicam, como se logo ali não fossemos descobrir a verdade. A URCAMP tem recurso disponível para o FIES sim, liguei para o MEC, estou em contato com o FNDE, nossas inscrições foram concluídas, se não houvesse recurso disponível isso não teria acontecido. Então qual é a desculpa dessa vez? Hoje REFIZ a minha inscrição que foi aceita NOVAMENTE como orientação do MEC, e não vão receber por que? ARBITRARIEDADE? Quais são os critérios? Esse dinheiro não interessa vocês porque já tem destino? Não quero saber, eu quero pagar e ninguém vai me tirar esse direito. Ora, me poupem e dá próxima vez contem uma historinha que seja mais difícil de ser desmentida pelo próprio MEC e pela Portaria Normativa do FIES, e não esqueçam que bem ou mal, vocês estão formando alunos pensantes, e que não aceitam qualquer desculpa INJUSTIFICADA!"
Desta forma, do que adianta a Urcamp se ajudar? A Universidade cada vez mais entra em um beco sem saída por pura incompetência administrativa, não há outra explicação a respeito. Ou oferece os cursos e condições para a comunidade de forma decente, ou vá embora e dê lugar a outra instituição que possa fazer isso.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com