Juarez Trindade
Colunista do blog
AS ESTRANHAS ENTRANHAS DO PODER
1. “O reconhecimento a importância de cidadãos responsáveis pelo empreendedorismo e com destaque em áreas artístico–cultural, política e saúde de São Gabriel será evidenciado no mais importante evento da Semana de Aniversário da cidade: a entrega da Medalha Plácido de Castro.”
Esse é o texto que consta do site oficial da Prefeitura Municipal de São Gabriel, preludiando a nominata dos agraciados, onde avulta o nome de Antonio Cechin, cidadão cujo “destaque” foi estar entre os que comandaram a invasão à Prefeitura Municipal da cidade, juntamente com um grupo de sem-terra, em 2009, com direito a vandalismos e constrangimentos aos funcionários lá presentes. E essa figura ora vem de ser relacionada ao lado de personalidades do porte de Clair Alves e de Jenny Maria, por exemplo, bem assim de Almoré Cavalheiro, que eu conheço desde os tempos da campanha a deputado, em 1963, e das reuniões na casa de meu pai, também sargento à época, como ele, dentro do velho PTB. Mas Cechin é um deboche, é levar o ranço ideológico longe demais. É reduzir a maior honraria de uma cidade a uma mera distinção partidária, completamente deslocada da realidade, com o agraciamento de um profissional da agitação e da desestabilização social, travestido de defensor de movimentos sociais. Roque ganhou uma estatueta do Sepé desse sujeito – deve ser a que adorna a lareira do seu gabinete na Prefeitura – e agora retribui com a medalha Plácido de Castro...!
2. Pois o tal Chefe de Gabinete voltou a atacar os vereadores, mais uma vez! Ou esse cara perdeu a noção do cargo que ocupa ou nunca teve! Um sujeito que não foi eleito, mero esbirro de uma administração, que ali está só pra fazer agenda e contatos políticos – pelo menos institucionalmente - , resolveu atacar os que o povo colocou para nos representar e que estão fazendo EXATAMENTE isso! E o contrariado chefete deita falação pública e mais uma vez, arrogando-se representante de Poder, parte para a intimidação, com a velha lorota de que “o povo os elegeu”. Sim, mas vá estudar e aprender que, numa democracia, o povo ESCOLHE quem vai governar e também ESCOLHE quem vai fiscalizar esse governo, com os mesmos votos. Fora isso é autoritarismo, é não saber conviver com o contraditório e é boçalidade de quem se julga dono da verdade.
3. E o prefeito Roque Montagner, o dono da caneta, realmente vai levar até o fim a desapropriação da Chácara Juca Tigre, para construir o tal complexo que os irmãos Abibs e o tal de Cechin preconizaram para aquela área, pouco importando o custo para a cidade. Já expus vários argumentos contrários, técnicos, jurídicos, financeiros, políticos, enfim, todos recomendando a não concretização dessa aventura às custas dos cofres públicos. Pior é que esse tal complexo – que ainda não se deu a conhecer – tem pouca chance de acontecer no período desse governo, pelo que se ouviu falar. O mais estranho é que, até agora, esse projeto não apareceu! O que há de concreto é só a desapropriação! E em período de emergência fiscal! Só em São Gabib mesmo...!
4. Mas e aí, meu nobre Baltazar Balbo Teixeira? Nunca gostei muito dessa frase, mas sou obrigado a referir: EU NÃO DISSE? O que estás achando disso tudo? Vais continuar “amarelando” (sim, COM trocadilho!)? Já declaraste ser contra a desapropriação e, imagino, pelas tuas raízes liberais, contra essa exótica homenagem ao Cechin. Vais continuar quieto como quem expia culpas? Afinal será coerente se participares da caminhada contra a desapropriação, que se dará no sábado. Mas o que interessa é que a tua participação tem de se dar em cima de um chamamento da tua fiel militância amarela – aquela da qual tanto ter orgulhas, com razão – para que se faça presente nesse evento! A tua presença, isoladamente, é uma coisa (e sabes bem disso). Com a militância, é bem diferente. Rossano é quase certo que estará presente. Vais ficar assistindo?? Sentiram o cutuco?
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Juarez Trindade Oliveira, não é apenas uma voz, nem meras palavras atiradas sobre um texto, não é um ignorante repetindo frases de efeito ou teorias interesseiras vindas de "cabeças" alheias, não é um político defendendo doutrinas partidárias, não é um aventureiro que busca promoção pessoal, não é aspirante à reconhecimento, benefício ou recompensa. Não, Juarez é um intelectual, um homem de grande cultura, de inteligência muito acima do comum, de posição sócio econômica e familiar estável, para não dizer invejável. Portanto suas colocações não são passíveis de contestação, estão fundamentadas no conhecimento e na lógica, têm profunda credibilidade. Gostaria muito que o senhor digníssimo ilustríssimo prefeito ou um de seus magníficos "seguidores ou servidores (serviçais) viessem a público argumentar ou mesmo rebater as tão bem colocadas palavras do Juarez. Não virão, com certeza, não têm cacife para dialogar e nem discutir de igual para igual e sabem disto. De qualquer forma o que está dito aqui já deve ser do conhecimento das "autoridades". Perfeito e irrepreensível como sempre e como tudo o que fala, escreve e faz o amigo. Parabéns Juarez, uma voz que não cala, sabe o que fala, nos lava a alma....
ResponderExcluir