Na manhã desta quinta-feira (4), quando o Município de São Gabriel comemora oficialmente 167 anos de emancipação político-administrativo, o Governo Municipal presta homenagens a nove personalidades e a uma empresa ligada ao setor primário. A Prefeitura Municipal divulgou oficialmente a relação dos contemplados com a Medalha Plácido de Castro com a indicação da professora e escritora Clair Alves, dos empresários Miguel Pradella e Anaídes Lederes, do médico Abdel Nasser, dos cantores e trovadores Volmir Martins e José Airton Macedo (Macedinho), da líder comunitária e de cultura Jenny Chagas, do militante de movimentos sociais e de cultura Antônio Cechin e do político Almoré Zoch Cavalheiro. Também será agraciada a empresa Cotribá.
O prefeito Roque Montagner disse que a medalha “é a maior distinção que o Município oferece no aniversário da cidade”. Segundo ele, a escolha dos agraciados contempla cidadãos com o reconhecimento que caracteriza os trabalhos prestados de grande relevância nas áreas de empreendedorismo, artístico, cultural, política e saúde.
De acordo com a programação, falará em nome dos agraciados Almoré Zoch Cavalheiro, autor do livro “A Legalidade, o Golpe Militar e a Rebelião dos Sargentos”, que fará a doação da obra para 35 escolas da rede municipal. Após a solenidade que será realizada na prefeitura, haverá uma sessão de autógrafos na Galeteria do Britto, onde será realizado um almoço por adesão. Almoré é militar expurgado. Foi membro do antigo PTB e participou do Movimento pela Legalidade. Como sargento, concorreu e foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Sua posse foi impedida pela justiça. Foi preso após a Revolta dos Sargentos em 1963 e expurgado.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com