Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

25 abril 2013

Os desafios de Tani Vieira na SEPLAN

Tani Vieira recebeu a reportagem do Caderno7 no final de março
Em uma pasta governamental que é considerada a "ponte" entre a Administração Pública com os Governos Estadual e Federal pela captação de recursos e inscrição de projetos, a Secretária de Planejamento e Projetos Tani Vieira vem fazendo sua parte com muita determinação, característica de seus trabalhos pela comunidade. Sob sua gestão, a Secretaria vem encaminhando projetos para os Governos Federal e Estadual, para a atração de recursos para o município. Ela recebeu o Caderno7 para uma conversa, no último mês, onde explanou as atividades da Secretaria nestes primeiros meses de administração.


Tani salienta que desde o começo do Governo, tem encaminhado vários projetos das Secretarias para captação de recursos e programas, principalmente das Secretarias consideradas de ponta, como Agricultura, Saúde, Educação, Indústria e Comércio e Assistência Social. "Muitos projetos pontuais estão sendo encaminhados ao Governo Federal e Estadual, principalmente os que atendem as necessidades da população. Quando assumimos, um dos primeiros passos foi enviar estes projetos, que foram votados pelo Grupo de Trabalho e Estudo de Captação de recursos que foi formado com várias Secretarias", explica.

Este grupo é formado pela SEPLAN, mais outras Secretarias como a Procuradoria Jurídica, Gabinete do Prefeito, Geral de Governo, que se reúnem para avaliar os projetos que passam por orientação e capacitação, seguindo também o Plano de Governo. "A gente busca a integração das outras Secretarias, e cada uma apresenta suas demandas, para compor também estes projetos para a comunidade. Mas o objetivo geral é o entendimento para poder administrar a cidade", frisou Tani.

Ela informou que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) está sendo reestruturado para voltar a funcionar, em parceria com as entidades que o compõem, como a Prefeitura, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Civil e segmentos da comunidade, e que também está em funcionamento a Comissão Interna de Políticas para as mulheres. Tani também destaca que todas as demandas passam pelo Grupo de Trabalho. "Todo projeto terá que passar por esta comissão ou pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, para que atenda as demandas da população. O Prefeito tem tido uma conversa com todos os Secretários, onde o objetivo é olhar firmemente por estas demandas, que atendam socialmente nossa comunidade", esclareceu.

As experiências anteriores - como o tempo em que esteve na Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência, a convite da Ministra Maria do Rosário - colaboraram para somar ao atual trabalho pelo município. "Fizemos parte de Conselhos, como o Conselho Nacional de Política das Mulheres, Conselho Nacional de Segurança Alimentar, entre outros que ampliaram nossa visão sobre os Ministérios e como ter acesso aos sistemas e cadastro de projetos, além de realizar muitos cursos sobre gestão pública e o cadastro no SICONV (Portal dos Convênios)", frisando também que cada processo foi um aprendizado à parte que veio só a somar.

Quanto à Consulta Popular, que é uma atribuição de sua pasta, ela salienta que está sendo trabalhado para uma participação cidadã ainda maior. "O Secretário João Motta já esteve reunido com o Prefeito Roque, e o objetivo é de envolver todas as Secretarias para podermos aplicar e aprofundar o modelo de participação popular. O Prefeito Roque, e também pensamos isso, elenca como importante ouvir à população, será imprescindível nesse processo", concluiu.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.