Colunistas do blog
Moda gaúcha de cara nova
Designers e estilistas colocam a mão na massa e recriam o armário do RS
Antigamente, ou nem tão longe assim, para se conseguir usar uma roupa diferenciada e com informação de moda era preciso viajar para outro Estado ou ao exterior. O conservadorismo cultural e a escassez de recursos/informação/matéria-prima barravam o mundo Fashion gaúcho. Mas o tempo passou e hoje é possível montar um guarda-roupa dos sonhos com peças fabricadas aqui mesmo no Rio Grande do Sul.
O livre acesso à informação, com o advento da internet e, por consequência, dos sites de moda, contribuiu para uma rápida ascensão das tendências. Outro fator determinante para o crescimento e aprimoramento da moda no Estado foi o surgimento dos cursos universitários e profissionalizantes ficados na área textil. Agora, os gaúchos usam e pensam moda.
E nesta semana, a Up-D resolveu reverenciar os novos estilistas gaúchos que estão movimentando a moda gaúcha e mostrando que, aqui no Sul , não se pensa só em chimarrão, mas também se faz moda!
Primeiro o palco era a praia. Hoje, são os corredores das igrejas. A estilista Natalia Rios iniciou sua trajetória no mundo da moda com a criação de biquínis em crochê. Depois de vencer o Donna Fashion Iguatemi em 2010 e de se formar em Design de Moda, a estilista alçou suas agulhas para os vestidos de festa e noivas. O trabalho de Natalia combina técnicas do crochê com materiais diferenciados, como a palha de seda, e busca o requinte do artesanal para criar sonhos em vestidos.
Madeira combinada com diferentes materiais, pedrarias, luxo e bom gosto criam um resultado surpreendente em bolsas e acessórios. Esta é a aposta da empresa Revello&Amaral, das sócias Lúcia Revello e Flávia Amaral. A marca investiu na confecção de clutches, cintos, maxicolares e braceletes. E a aposta deu tão certo que até grandes marcas consagradas do mercado da moda já estão fazendo parcerias com a marca das meninas. Um show!
E para não deixar os homens de fora, vamos também destacar a marca masculina Spirito Santo. Os irmãos Andreas e Frederico, já mergulhados no universo da moda desde o berço, já estão conhecidos pelo bom gosto e, também, como precursores da difusão gaúcha no mercado da moda nacional. Alfaiataria de primeira, com ternos ajustados que valorizam a silhueta é o que mais chama a atenção para a marca. Nada daquele terno dos anos 80 bem folgadão, a marca revela que o corpo masculino também merece ser destacado. E outra aposta que da muito certo são as camisetas com uma pegada rock’n roll.
Moda gaúcha e democrática para todos os gostos! Se quiser conhecer outros talentos da moda aqui do RS é só dar uma conferida no Instagram da Up-D: @up__news
E-mail: blogcadernosete@gmail.com