|
Plaza Independência, em Montevidéu: o coração de uma das cidades mais antigas da América do Sul |
A partir de hoje, o Caderno7 trará uma série de reportagens especiais sobre os principais pontos turísticos do Uruguai, onde estivemos no último feriado na excursão da Cia do Pampa, Kopereck e Voyage Turismo. Conferimos pontos turísticos, históricos e vários aspectos do país vizinho, cujas características são similares com a do Rio Grande do Sul. Neste primeiro tema, vamos falar um pouco de Montevidéu, capital uruguaia, que tem uma população de 1,8 milhão de habitantes, que tem belas praias, prédios e muitas coisas que vamos abordar nos próximos dias.
|
A cidade é contornada pelas chamadas "ramblas" e por belas praias, em mais de 60 km |
A cidade, situada na Zona Sul do País, está localizada no estuário do Rio da Prata, um dos maiores rios em largura do mundo. Fundada a partir de 1724 em torno de um forte construído por ordem da Governadoria Espanhola de Buenos Aires - cujas marcas permanecem por meio de um portão ainda existente em frente à Praça Independência, marcando o começo da "Ciudad Vieja" (Cidade Velha), demarcada pelas ruas do Centro antigo.
|
Aeroporto de Carrasco, na entrada de Montevidéu |
Em uma de suas entradas, está o Aeroporto Internacional de Carrasco, belíssimo com seu design conchavado, projetado pelo arquiteto Rafael Viñoly e reinagurado em 2009. É o maior do país e recebe os principais voos do Mercosul, inclusive do Brasil.
Cercada por belas praias como Pocitos, Ramirez, Carrasco e Buceos, entre outras, circundadas pelas "ramblas" (grandes avenidas com até três pistas) e que contam com áreas para lazer, pesca e atividades físicas, além dos grandes parques, Montevidéu é o destino turístico de muitos brasileiros, argentinos e demais nativos do Cone Sul. Tem na Plaza Independência um de seus principais pontos, circundada por prédios enormes e belos.
|
Palácio Salvo, na Plaza Independência: já foi o prédio mais alto do Mercosul |
Nesta praça, onde fica a sede do Governo Uruguaio, também está um dos mais altos prédios da América do Sul no começo do Século XX, que é o Palácio Salvo, desenhado por Mario Palanti e contém 95 metros de altura e 27 pisos. É utilizado também como hotel e hospedaria. Não há como não ter a atenção chamada com este grande empreendimento, considerado ousado e controverso para a sua época.
|
Monumento à Carreta e o Estádio Centenário: vizinhos turísticos no Parque Battle |
Saindo pelos bairros, percebe-se que são de arquitetura variada, com prédios modernos e antigos convivendo entre si. Tem parques extensos e frequentados pela população e turistas, como o Parque Battle e Ordoñez, o Zoológico Municipal, os Parques Rodó e Punta Carretas, entre outras belas áreas arborizadas na capital uruguaia. No Parque Battle, estão localizados o Estádio Centenário (templo do futebol sul-americano, que contém também museus) e o famoso Monumento à Carreta, onde muitos turistas fazem fotos. O Parque do Prado, que sedia as principais festas campeiras do Uruguai, também fica próximo ao Centro, no Bairro de mesmo nome.
A cidade tem uma rede hoteleira bastante farta, com hotéis concentrados no Centro e bairros adjacentes da Cidade Velha. Além de contar com um Porto bem estruturado e um Mercado repleto de restaurantes com uma gastronomia rica e farta, o que é constante na cidade toda. E na próxima postagem, vamos falar ainda mais sobre o que é a capital uruguaia.
|
Arquitetura antiga e moderna convivendo harmonicamente na capital uruguaia |