Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

12 março 2013

Saúde: Sistema de marcação de consultas será modificado em todos os Postos

(foto arquivo)
Em primeira entrevista ao Caderno7, o Secretário da Saúde, Daniel Ferrony (foto), conversou sobre as mudanças no sistema de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, a começar pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), situado no Bairro 3 de Outubro e que foi motivo de queixas nos primeiros dias. "O sistema segue o mesmo, mas promovemos mudanças que vão humanizar o atendimento, e começamos pelo CAPS", destacou o Secretário.


"As pessoas se dirigiam ao local um dia antes, em uma situação desgastante, para consultar e conseguir as fichas, que são 30, às vezes posando no local, outras vezes, pagando pessoas para marcarem seu lugar. E agora, não é mais assim", salientando que foi duas madrugadas ao local para conversar com os pacientes, para poder estudar uma forma de modificar o sistema, o que ocorreu.

"Agora, o agendamento é feito a sua livre demanda, à qualquer hora. É preciso quebrar paradigmas para mudar esta realidade, e já estamos fazendo isso", afirmou. No CAPS, ainda é feita uma triagem para avaliar as reais necessidades, para prosseguir o atendimento ao paciente. Mas não parará por aí. Os planos deverão ser mais ambiciosos, para implantar este sistema otimizado nas demais Unidades.

O Secretário ainda afirma que esta mudança será aplicada em toda a estrutura, para otimizar o sistema e combater as filas, permitindo um atendimento mais digno à comunidade. E também estão sendo buscados mais médicos para melhorar o atendimento. "Estamos cientes de que não basta ter mais médicos se não organizarmos a estrutura, e estamos buscando isso para a Rede Pública de Saúde local, para prestarmos um bom serviço", comentando que dois focos serão cumpridos: organizar o serviço de saúde e contratar mais médicos.

Outra meta da Secretaria é implantar o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em São Gabriel, trabalhando a saúde preventiva da comunidade e diminuindo ainda mais as filas. "Agindo na prevenção e cuidados, os profissionais visitarão a comunidade à domicílio e orientando, evitando recorrer os postos e o PA, que acaba recebendo a maioria dos pacientes", destacando que dentro destes ajustes, os encaminhamentos do interior também serão melhor organizados.

"Desta forma, vamos melhorar ainda mais a saúde gabrielense, e vamos fugir do convencional, superando as dificuldades", salientou. O Secretário falou sobre o assunto também na tarde de terça, na RBC FM.

Parcerias - Quanto as parcerias com as universidades - PUC e UFSM, Daniel afirmou que somente o convênio com a UFSM, que consiste no estágio dos profissionais de Medicina nos Postos de Saúde, foi renovado. "É importante e interessante por que legitima o serviço, dá valor ao que foi aprendido na universidade", informando que os futuros médicos atuam nas UBS e no CAPS.

Quanto ao convênio com a PUC, referente ao Projeto Litoral-Fronteira, desenvolvido duas vezes por ano, o Secretário salienta que não foi procurado ainda pela instituição, mas que há interesse de renovar a parceria.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.