Prefeitura de Bagé desenvolve várias ações voltadas à mulher durante o ano |
Para Dudu, todas as ações reafirmam o comprometimento e o empenho do governo municipal na implementação dessa importante política pública que irá ampliar a visibilidade e mudar a realidade de violência e discriminação contra as mulheres bajeenses. Sendo assim, a rede de atendimento da cidade atua em várias frentes como:
Delegacia da Mulher
Uma das ações, na qual o Executivo trabalha, é a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). De acordo com a coordenadora da Mulher, Lélia Quadros, o governo municipal trabalha em prol dos direitos das mulheres com a implementação de políticas públicas que objetivam garantir mais participação, mais igualdade e mais desenvolvimento para as mulheres bajeenses. “Nesse sentido o governo municipal desde 2009, tem se empenhado para que seja instalada em Bagé uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)”, completou.
Desde então foram realizadas várias ações nesse sentido, entre elas, reuniões com o Secretário de Segurança Pública, com a Delegada Coordenadora das DEAMs no RS, Nadine Anflor, com a finalidade de trazer para Bagé uma Delegacia da Mulher.
Segundo o prefeito Dudu Colombo, para viabilizar a implementação da Delegacia, o Governo Municipal colocou a disposição espaço físico adequado e a cedência de dois servidores. “Em recente visita em nosso município, o Secretário de Segurança Pública afirmou que é prioridade do Governo do Estado, a Delegacia da Mulher para Bagé, o que vem sendo apontado desde 2011, quando encaminhou à Prefeitura, um oficio informando que a Delegacia da Mulher na cidade, consta na lista das próximas Delegacia Especializadas a serem criadas e instaladas no Rio Grande do Sul”, declarou.
Centro de Referência da Mulher
Tem como objetivo o atendimento a mulheres vítimas ou em situação de violência e seus familiares disponibilizando serviços de orientação, informação e apoio psicossocial e jurídico, bem como, o encaminhamento e acompanhamento destas aos serviços especializados que integram a Rede de Atendimento e Apoio a Mulheres existente no município, com recursos do Governo Federal através da SPM e Prefeitura Municipal de Bagé.
Mulheres da Paz
Trabalha na capacitação de mulheres atuantes na comunidade para que se constituam, institucionalmente, como mediadoras sociais a fim de fortalecer as práticas políticas e socioculturais desenvolvidas pelas e para as mesmas, a partir do empoderamento feminino, além de construir e fortalecer redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres. Com recursos do Governo Federal através do PRONASCI e Prefeitura Municipal de Bagé. Público alvo: Mulheres em situação de violência e Jovens em vulnerabilidade social.
Mulheres em Construção
A ação visa a Qualificação profissional de 60 mulheres para atuarem na área da construção civil, encaminhá-las ao mercado de trabalho, estabelecer uma reflexão sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, tencionando os limites fixados pela sociedade entre aquilo que se considera tarefas masculinas e femininas. Com recursos do Governo Federal através da SPM e Prefeitura Municipal de Bagé. Público alvo: Mulheres em vulnerabilidade social
Projeto Flor
Busca resgatar os Direitos humanos das mulheres em situação de prisão a partir de ações que promovam a inclusão social, reinserção no mundo do trabalho, capacitação para geração de renda bem como a elevação da autoestima. As mulheres em situação de prisão são incluídas através de atividade desenvolvidas dentro do presídio na semana da Mulher, Conferência da Mulher, natal, dia das mães, campanha do agasalho, 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Cerca de 40 mulheres são beneficiadas ao mês. Público alvo: Mulheres em situação de prisão.
Projeto Integração da Mulher à Assistência Judiciária Gratuita
Este projeto tem como objetivo integrar os serviços prestados pela Prefeitura de Bagé e Universidade da Região da Campanha – URCAMP. Já foram atendidas cerca de 290 mulheres que foram assistidas pela Coordenadoria da Mulher PROCIBA, Gabinete da Primeira Dama.
O projeto presta atendimento de assistência judiciária gratuita aos usuários dos serviços sociais da Prefeitura Municipal, Coordenadoria da Mulher, Gabinete da Primeira Dama e Prociba; orienta os assistidos informando seus direitos lesados; acompanha as mulheres em todas as fases do processo que se fizerem necessários; ajuiza ações pertinentes a cada situação prevista.
Capacitação em Depilação
A Coordenadoria da Mulher também já realizou uma capacitação em depilação, onde mulheres em vulnerabilidade social, que teve como objetivo qualificá-las e inseri-las no mercado de trabalho. Foram capacitadas 12 mulheres sendo que três delas já estavam empregadas na conclusão do curso.
16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Ação mundial que ocorre todos os anos de 20 de novembro a 10 de dezembro, chamando a atenção para a problemática da violência contra a mulher, no ano de 2011 e 2012, tivemos também a campanha do laço branco, homens pelo fim da violência contra as mulheres.
Programa de emissão de documentos da trabalhadora rural
O programa consiste em um mutirão de emissão de documentos das trabalhadoras rurais foram emitidas Carteiras de identidade, CPF; Certidões de nascimento e casamento, carteiras de trabalho, além de outros serviços colocados a disposição da comunidade rural. Uma ação do MDA, INCRA e Prefeitura Municipal de Bagé.
Cimento e Batom
A oficina de capacitação em pequenos consertos hidráulicos, aconteceu em 2012. Foi uma ação do Governo do Estado uma parceria com Prefeitura e Tigre. O público alcançado foi mais de 280 mulheres.
Conferência da Mulher
A Conferência da Mulher no município, realizada em 2012, contou com a participação de mais de quatrocentas mulheres, ocorreram também conferências temáticas com as mulheres rurais e quilombolas e também com as mulheres em situação de prisão, teve como objetivo discutir e propor politicas públicas para as mulheres no município. Ao todo, 412 mulheres participaram.
Ações com mulheres rurais e quilombolas de Palmas
A ação que visa integrar as mulheres rurais e quilombolas em todas as atividades das mulheres que ocorrem no município, visa também, a comercialização e qualificação da produção das mulheres. Oficinas de capacitação em diversas áreas.
Ações do Município
* Licença Maternidade de (6) meses para as funcinárias do município;
* Creas (Centro de Referência Especializado da Assitência Social);
* Cras (Centro de Referência e Assistência Social);
* Casa Abrigo (acolhe e atende mulheres vítimas de Violência);
* Cartório da Mulher;
* SAIS (Serviço de Atenção Integral a Saúde);
Centro de Referência da Saúde da Mulher;
E-mail: blogcadernosete@gmail.com