Santa Maria - Representantes do Setor Jovem da Arquidiocese de Santa Maria e Regional, Prefeitura Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros reuniram-se na noite dessa sexta-feira (1) para definir tratativas relativas à celebração que ocorrerá no próximo sábado (2) em frente à Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, a partir das 22h. A reunião aconteceu na própria catedral, onde será montado o palco do evento, e foi conduzida pelo tenente coronel Adilomar Jacson Silva, da Defesa Civil do Estado.
A necessidade da reunião se deu a partir da expectativa da Brigada Militar de que mais de 80 mil pessoas participem da celebração. Assim, todas as ações precisam ser coordenadas entre os organizadores, poder público e órgãos de segurança para que imprevistos não aconteçam e, se acontecerem, possam ser controlados sem problemas. Assim, o tenente coronel apontou medidas que cada órgão responsável deve tomar e informou alguns protocolos que serão adotados.
Adilomar também solicitou aos veículos de comunicação presentes na reunião, que fizessem apelos de conscientização ao público. “Nós precisamos terminar esse evento sem nenhuma pessoa machucada, e nenhum tipo de ocorrência. Que as pessoas venham para um momento de oração. Não é um local para protestos e animosidades”, clamou o tenente coronel que também sugeriu que o público use roupas leves e carreguem consigo garrafas d’água e algum tipo de alimento.
A celebração
A partir das 22h, haverá uma missa em memória às vítimas do incêndio na Boate Kiss. O Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert participa da missa, que será celebrada pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. O Bispo Dom Irineu Gassen, representante da Juventude no RS, também estará presente à celebração. Após a missa será feita uma vigília até às 2h e, em seguida, acontece uma caminhada até a Boate Kiss. Os organizadores do evento convidam a todos que utilizem roupas brancas e fitas pretas em sinal de luto.
Mudanças no trânsito
Devido ao grande fluxo de pessoas esperado para a celebração, o trânsito e o transporte público sofrerão alterações já a partir das 18h.
- Veículos que trafegam pela Avenida Rio Branco sentido Bairro-Centro terão obrigatoriamente que pegar o desvio à esquerda na Rua Silva Jardim.
- Veículos que trafegam pela Rua Venâncio Aires sentido Bairro-Centro terão obrigatoriamente que pegar o desvio à direita na Rua Floriano Peixoto.
- Os ônibus do transporte coletivo urbano que trafegam pela Rua Vale Machado vindos da Rua André Marques (sentido Bairro-Centro) não poderão dobrar à esquerda na Avenida Rio Branco. Terão obrigatoriamente que seguir até à Rua Floriano Peixoto onde poderão dobrar à esquerda.
- O Paradão da Avenida Rio Branco será transferido para a frente do Colégio Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto.
- Duas paradas de ônibus alternativas serão criadas neste sábado, a partir das 18h. Elas estarão localizadas na esquina da Rua Vale Machado com a Avenida Rio Branco; e na Rua Venâncio Aires, quase esquina com a Rua Floriano Peixoto.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com