Margens do Vacacaí bordadas de velas e oferendas à "mãe das águas" na noite de sexta-feira |
Realizada pela 13ª vez, a Homenagem a Yemanjá, organizada pela AUNEAFRO-SG, este ano, teve apenas o caráter religioso. Em virtude do luto ainda vigente pelas vítimas da tragédia de Santa Maria - que completa uma semana neste domingo - o evento se restringiu à parte religiosa. A procissão fluvial festiva foi substituída por uma carreata silenciosa, com o transporte da imagem da "mãe das águas" pelas principais ruas da cidade. Mesmo com o pesar, o público gabrielense prestigiou em grande número o evento.
Evento aconteceu no local dedicado à Iemanjá, no largo do Rio Vacacaí |
Balões simbolizaram vítimas da tragédia de Santa Maria |
O evento ainda teve várias homenagens aos que se foram no sinistro da Kiss. O organizador do evento, Homero Costa, pediu que os pedidos fossem na medida do possível, voltado para o reestabelecimento das famílias e dos feridos, que lutam pela vida nos hospitais do Estado. Um minuto de silêncio e uma homenagem com balões brancos foram realizadas pelos religiosos presentes.
Luna Capoeira se apresentou, como tradicionalmente no evento |
Iemanjá: neste sábado, é a data especial para a orixá das águas |
A atividade ainda teve a apresentação da Capoeira Luna Oxóssi e o ritual religioso tradicional, com ministério de passes ao povo presente. A festividade é sempre realizada na véspera da data dedicada à ela, 2 de fevereiro, mas desde a quinta-feira, fiéis levam oferendas e fazem seus pedidos às margens do Vacacaí. Confira as fotos do evento, a seguir:
* O Caderno7 informa que está confeccionando as fotos do evento, mediante encomenda. Entre em contato conosco por aqui.
* O Caderno7 informa que está confeccionando as fotos do evento, mediante encomenda. Entre em contato conosco por aqui.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com