Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

02 dezembro 2012

Hoje, último Gre-Nal no Olímpico. A despedida que mobiliza multidões

Uma história que termina: Estádio Olímpico fará a sua despedida no Gre-Nal decisivo de hoje (foto Mauro Saraiva Jr./Especial C7)
O Gre-Nal que encerra o Brasileirão de 2012, chama a atenção de todo o país por ser o último jogo de um estádio que foi palco de alegrias e tristezas para o Grêmio. O jogo, que inicia a partir das 17 horas deste domingo (2) com transmissão ao vivo pela RBS TV - que desta vez, cedeu às pressões da torcida - é o último no Olímpico Monumental Hélio Dourado. O último de uma história gloriosa.


Várias atividades estão sendo realizadas neste ano, mas nos últimos dias, os torcedores estão comemorando de forma mais intensa. No sábado à noite, aconteceu a Corrida Monumental, com a participação de milhares de torcedores que disputaram uma rústica no entorno do Estádio. E na manhã deste domingo, Porto Alegre está recebendo torcedores de todo o Estado para o jogo da despedida contra o Internacional, onde muitos estão fazendo churrasco nos arredores do Olímpico.

O Olímpico foi palco de grandes jogos em sua história, que começou em 19 de setembro de 1954. O maior público foi em 24 de abril de 1981. onde 98.471 torcedores assistiram o Grêmio perder para a Ponte Preta por 1 a 0. Mas sediou momentos bons, como o título da Libertadores de 1983, onde o Grêmio venceu ao Peñarol por 2 a 1, e títulos como a Copa do Brasil de 1994 e o Bicampeonato Brasileiro, em 1996.

O local também sediou grandes shows, como Sting, Rod Stewart, Eric Clapton, Roger Waters, Rush, Lenny Kravitz e receberá Madonna, no dia 9 de dezembro.

Capa da ZH deste domingo, alusiva ao jogo histórico de despedida
Para o clássico, que vale vaga direta na Libertadores, o Grêmio joga com Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e  Léo Gago (Julio César); Souza, Fernando, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima. O Internacional, que ainda tem interinamente Osmar Loss (Dunga será anunciado na segunda), joga com Muriel; Edson ratinho, Moledo, Índio e Fabrício; Ygor, Guiñazu, Josimar (Forlán ou Dátolo), Fred e D'Alessandro; Leandro Damião.

E o Caderno7 ouviu a opinião dos torcedores tricolores sobre as saudades que o Olímpico deixará. Confira o que cada um deles relatou, num misto de emoção, tristeza e saudade:

Só quem já foi sabe o que é o clima, o ambiente fora do estádio, o ônibus tentando entrar e a torcida não deixando, os foguetes, a gurizada agitando fora do patio, as filas nos portões  a entrada no estadio das torcidas aos poucos, os times aquecendo, a entrada do Grêmio em campo, a expectativa do apito para o inicio do jogo, o estadio tremendo com os pulos da torcida seguindo o ritmo dos cantos, a emoção do gol, na hora todo mundo se abraça, independente se conhece ou não a pessoa, a tensão do jogo, a vaia pro juiz, os aplausos pra jogada certa do time, o fim do jogo, o apagar das luzes, torcida cantando ao final do jogo, tudo isso tu só vê quando tu tá dentro do Olímpico não adianta, é um sentimento que não vai acabar nunca, sou fanático por esse time e por esse estadio. Vamo Grêmio  socar o interzinho hoje, 3x0, e vamos fechar a porta de um palco que foi recheado de conquistas!
Matheus Borin
Estudante


Olímpico é o nosso velho coliseu, palco de grandes batalhas, algumas perdidas e muitas vencidas, um dos mais temidos palcos do futebol brasileiro, um estádio que é capaz de empurrar um time ruim a uma grande vitória sobre um time melhor, a mística que envolve o monumental é fantástica, temos que nós gremistas passar isso a nossa nova casa a mais moderna Arena da América Latina, passar a alma do Olímpico a nossa nova casa...

Uilian Pacheco
Comunicador da RBC FM


O dia que nenhum gremista gostaria que chegasse, ta chegando, infelizmente. Domingo, 02 de dezembro de 2012, último jogo e último Gre-Nal da história do Estádio Olímpico Monumental. Vai deixar saudade, muita saudade, para nós, gremistas. Já para os adversários... Uma era está chegando ao fim, a "Era Olímpico" tem seu capítulo final marcado. Amanhã,o placar do Gre-Nal vai ficar em segundo plano, o que realmente vai importar é que, ao apagar das luzes do Olímpico, elas jamais se acenderão novamente para um jogo do time principal do Grêmio. O que vai importar é que, ao dar as costas para o campo, muitos jamais voltarão ao Monumental. Será a última vez. A última. Eu estarei lá, pela primeira vez assistirei um jogo no Olímpico. Se perder o Gre-nal, será chato, ruim, óbvio. Mas a emoção no ar será a mesma. Não estaremos lá pelo Gre-nal. Estaremos lá pelo Olímpico. Tenho certeza que após o apito final, muitos ainda ficarão por lá, olhando para os lados,em uma espécie de despedida, uma triste despedida. Mas necessária. Em 2013, daremos início a uma nova Era, a "Era Arena" e junto com ela, tenho certeza que as glórias virão, agora não para as bandas da Azenha, mas sim, para o Humaitá. Trocaremos de casa, mas jamais esqueceremos o nosso Velho Casarão. Estádio Olímpico Monumental, assim como o Grêmio, um Imortal.

Rafael Jardim
Estudante

Montagem feita por Andressa Ames: paixão ao Monumental tão intensa quanto ao time que ama
O Começo do fim :( Algumas das poucas e inesquecíveis chances que tive de ir ao Olímpico Monumental. Estádio cheio de história, emoção, alegrias, derrotas sim, mas principalmente superações. Impossível não se emocionar num momento como esses, tenho visto muitas reportagens a respeito da despedida, muitos eventos no próprio Olímpico, mas é impossível descrever o sentimento. Só mesmo um gremista fanático, apaixonado pelo time e sua história, sabe do que eu to falando! Misto da tristeza que fica pela saudade, com a alegria da breve inauguração do novo estádio! Sentiremos saudades da nossa eterna segunda casa! :( Adeus inesquecível Olímpico Monumental ♥ E que venha a nossa Arena :)
Andressa Roseno Ames
Estudante da Universidade Federal do Pampa


O orgulho de ser gremista vem no sangue de qm sabe lutar até o ultimo minuto na alegria e na dor destemido de qualquer desafio que possa ter em nosso caminho e nada neste mundo faz mudar o orgulho que trago no peito sobre este sagrado manto azul que visto.

Paula Barbosa


Iniciei minha carreira como treinador de goleiros no Estádio Olímpico, onde tive o prazer de trabalhar de 1998 a 2003. Foi ali que tive o meu trabalho reconhecido e fui parar na CBF. No Estádio Olímpico, fiz grandes amigos e vivi momentos inesquecíveis. Ao Olímpico só me resta dizer: muito obrigado por tudo que me proporcionaste!

Luís Antônio Castegnaro
Técnico de goleiros, que passou pela CBF nos anos 2000


Grande Olímpico, trabalhei muitas vezes lá em 2004 e 2005, a gente se contamina com aquela massa, que faz aquele estádio tremer quando o time do Grêmio entra em campo! Lembro que o goleiro Danrlei fazia aquela torcida enlouquecer. Grandes lembraças que jamais sairam da minha memória, grandes partidas, grandes emoções que ficaram para sempre nos corações gremistas, espero que encerremos essa tarde de domingo com uma grande vitória, e rumo a Arena!

Júlio Freitas


Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu senti!

Edison Fernando dos Santos


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.