Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

27 dezembro 2012

A última coletiva de Rossano como Prefeito

Rossano concedeu coletiva à imprensa na manhã desta quinta, com a prestação de contas do mandato
O Prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves, realizou a última coletiva à imprensa em seu mandato, que encerra no dia 31 de dezembro. Na ocasião, ele apresentou a prestação de contas do que foi feito na atual gestão, o que será deixado para o futuro Prefeito, Roque Montagner (PT) e também os agradecimentos pelo apoio durante os quatro anos de gestão. Ele salientou que deixará em torno de R$ 30 milhões a serem arrecadados, somados aos projetos e recursos encaminhados. "Será o melhor começo de gestão que a próxima administração receberá de nós", sintetizou.



Rossano abriu a coletiva dizendo que está fazendo uma retrospectiva do seu mandato, além de afirmar que conduzirá com responsabilidade o cargo até o meio-dia de 31 de dezembro. Destaca que quando assumiu, encontrou dívidas de 12 milhões de reais, pagas ao longo do mandato. Enfrentou dificuldades, como o encerramento das atividades da Aracruz Celulose, o surto da Gripe A, duas estiagens, o temporal de 2009 e a queda de repasses do FPM, que abalaram a economia do município.

O Prefeito complementa que se dedicou para inovar, ousar e criar pelo município. "São Gabriel teve o PIB que mais cresceu no RS, de 700 milhões para 1 bilhão, com o apoio de empresas e incentivo aos empreendimentos", frisou. "Os números demonstram que São Gabriel cresceu nos últimos anos. Na Saúde, Rossano salientou que o município agiu na saúde preventiva e curativa, investindo mais de 10 milhões em quatro anos na Santa Casa", acrescentando ainda que captou 60 milhões de reais em recursos para o município, vindos do Governos Federal e Estadual, destacando que SG esteve sempre apto a tal. Ele destaca que a maior parte foi na construção civil.

Ele afirma que São Gabriel é uma cidade privilegiada, com boa iluminação, pavimentação e infraestrutura, para todos. Rossano destaca que a cidade se modernizou com as praças, academia ao ar livre, novo Calçadão, e os méritos são também da comunidade. "Com a implantação dos semáforos, os acidentes foram reduzidos em 86%", destacou sobre os semáforos e a sinalização da cidade.

A qualidade de vida é outro ponto destacado por Rossano. Salienta isso na licitação do saneamento, onde quebrou paradigmas junto com Uruguaiana, e informa que muita coisa melhorou. "Os problemas que tanto eram relatados pelos opositores sumiram depois das eleições, porquê? Acertamos e erramos, mas o resultado positivo será visto no futuro", explica. Ele afirma que buscou com a licitação do saneamento, resolver o que a Corsan jamais enfrentou: a falta de saneamento básico. Rossano afirmou ainda que enfrentou baixarias para trazer melhor qualidade de vida aos gabrielenses.

Investimentos no município garantidos
O Prefeito destacou os investimentos que foram feitos e os que virão com tudo o que foi realizado nestes quatro anos. Entre março e abril, a São Gabriel Saneamento se comprometeu a iniciar os investimentos em saneamento. Na frota, foram investidos 5 milhões de reais, com mais de 40 veículos adquiridos, renovando a frota em 47%. Salienta a conquista do "Minha Casa, Minha Vida", para São Gabriel. E divide os méritos com o Governo Federal. Rossano afirma que foram pagos mais de 2 milhões em precatórios, o que o Estado não paga. Assumiu um compromisso que deveria ter sido cumprido por outros.

Afirmou ainda que está habilitada a construção de mais 300 apartamentos, além dos 300 que já estão na fase final de conclusão no terreno do Trilha. Salienta a conquista do Colégio Tiradentes, que também enfrentou adversidades. Estão com obras em andamento: a escola do Pomares, a UBS do Novo Horizonte, o asfaltamento da Francisco Hermenegildo, Pelotas, entre outras.

Recursos de sobra para o futuro governo
Rossano ainda demonstrou os recursos que serão disponibilizados para o próximo gestor. Entre os recursos que serão deixados, mais de 25 milhões. Os cargos de confiança deixarão os cargos devidamente indenizados. Dívidas, somente 4 milhões a pagar, e em caixa, 5 milhões. Arrecadação prevista de 20 milhões, um recorde. Rossano destaca que há uma ação de cobrança contra o Governo Estadual para devolver 3 milhões de reais, gastos devido aos medicamentos via judicial e que era atribuição do Governo Estadual.

Sobre o alinhamento de esferas de Governo - Municipal, Federal e Estadual, a cargo do PT -, tem certeza de que será benéfico para facilitar o recebimento os recursos atrasados. O futuro Governo terá à disposição 30 milhões de reais, sendo a situação mais favorável que há na troca de administração, sem contar que ainda há mais 40 milhões assegurados em recursos e projetos. Ele ainda alertou aos futuros administradores que os municípios estão assumindo cada vez mais responsabilidades que seriam obrigação dos Governos Federal e Estadual, onerando as Prefeituras e causando dificuldades.

Agradecimentos e despedidas
"De forma resumida, cumpri minha função de prefeito de forma gratificante, apesar das injustiças. O tempo dirá tudo", Rossano Gonçalves. Ele agradece a todos que colaboraram, e lamenta ter sofrido toda agressão na campanha, com as inverdades ditas. Se emociona neste momento. Ele diz que os panfletos apócrifos foram coisas de "covardes". "Eu não tenho fazendas no Uruguai, nem propriedades no Mato Grosso. Nunca participei de atos que viessem a desabonar a mim ou alguém meu", desabafando contra quem se escondeu atrás de panfletos apócrifos ou instituições para "agredir e ofender".

"Reservei para este momento. Estaremos cobrando junto com nossos vereadores, o que foi prometido pelo futuro governo. Apoiaremos o que for bom, e estaremos vigilantes contra os desmandos, se vierem a acontecer o mesmo que ocorre no Brasil. Estaremos trabalhando pela comunidade, e continuando a morar aqui", afirmando ainda que sofreu muito, mas que o tempo será a melhor resposta. "Agradecemos à confiança da comunidade, por termos enfrentado muitas dificuldades e questões. Demos a cara à tapa pelos gabrielenses e não nos arrependemos disso", estendendo o agradecimento aos colaboradores que integraram a administração. Sobre seu futuro político, Rossano reafirmou o que tinha sido dito ao jornalista Guido Ávila, do Jornal da Cidade: não concorrerá mais a prefeito, e que será o "cabo eleitoral nº1" do futuro candidato de oposição, que terá total apoio dele.

Por fim, Rossano pediu para que "o ódio não impere em São Gabriel" e que não foi pedida a transição, apenas uma série de informações. Franqueou o contato do seu secretariado com o secretariado do Governo Roque. Todas as providências estão sendo tomadas para que o novo prefeito assuma já trabalhando, e de que fiscalizará, mas disposto a colaborar para o crescimento de São Gabriel, continuando a morar e viver aqui com a família.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.