Calvin Furtado
Especial / Caderno7
Uma oficina para estudantes e professores do curso de Letras abriu a programação oficial do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, ontem à noite (20), no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa. A atividade foi coordenada pelo professor da Unisinos Tiago Lopes, das 14h às 18h, e contou com cerca de 20 participantes. A oficina Laboratório de Criação de Narrativas Literárias Colaborativas é apenas uma das programações com viés acadêmico no Festival.
Conforme o professor Tiago Lopes, a oficina objetiva resgatar a prática de contar histórias em grupo, técnica empreendida para atividades em sala de aula. A metodologia utilizada por Lopes envolve desde a utilização de jogos de RPG, que é praticado coletivamente, até mesmo a utilização de filmes que foram feitos com diversos realizadores, como o A life in a day, criação colaborativa gravada por milhares de internautas de todas as partes do mundo, dirigido por Ridley Scott, e vastamente divulgado no Youtube.
Lopes destaca que a oficina incentiva a criatividade e a socialização através de processos de criação dos textos em grupo. “Quem conta um conto aumenta um ponto. Queremos resgatar aquilo que se perde com o tempo. É um hábito que reinventa a contação de histórias. É uma lógica de colaboração que transcende o aspecto tecnológico e que está difundida na cultura das mídias digitais”, disse.
A oficina com o professor Tiago Ricciardi Lopes foi organizada pelo Projeto Gêneros Literários em Ambientes Digitais (GLADS) do Programa de Extensão Observatório de Aprendizagem da Unipampa Campus Bagé e é financiado pelo PROEXT MEC. Lopes expôs conteúdos teóricos e aplicou exercícios práticos. Os conteúdos teóricos contemplaram os seguintes tópicos: a contação de histórias como recurso de ensino-aprendizagem; as narrativas colaborativas em diferentes contextos; mecânicas para a criação coletiva de narrativas literárias; e alternativas para a apropriação e uso de narrativas colaborativas literárias em sala de aula.
Confirmada a lista dos jurados do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira
O IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga a lista de jurados que irá avaliar as produções inscritas na Mostra Competitiva Internacional e na Mostra Competitiva Regional. O júri da Mostra Competitiva Internacional é composto pela produtora e cineasta Letícia Friedrich, pelo jornalista e professor Unicamp Felipe Boso Brita, pela assessora de imprensa do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) de Lisboa, Ana Catarina Simões Coelho, e o jornalista e escritor José Francisco Botelho. O júri da Mostra Competitiva Regional é composto pelo poeta, compositor e diretor de teatro Jorge Salomão, pelo jornalista e crítico de cinema Cid Nader, e a professora de cinema Ivonete Pinto.
Perfil dos Jurados
Letícia Friedrich - Mostra Competitiva Internacional
Letícia Friedrich é cineasta e produtora executiva. Formada em cinema, pós graduada em Line Producing pela Escola Superior de Cinema y Audiovisuals de Catalunya – ESCAC/Espanha e em Gestão e Produção Cultural pela FGV. Produziu mais de 20 curta-metragens e integrou a equipe de produção dos longas-metragens “A Luz do Tom” de Nelson Pereira dos Santos e “Quase um Tango”, de Sérgio Silva. Atuou como Coordenadora de Projetos da ABPITV - Associação Brasileira de Produtoras Indepedentes de Televisão, entidade que representa as principais produtoras audiovisuais do Brasil, onde continua como colaboradora na área de capacitação. Atualmente dedica-se à produção de conteúdo para tv e cinema na produtora Boulevard Filmes, da qual é sócia fundadora.
Jorge Dias Salomão - Mostra Competitiva Regional
Poeta. Compositor. Diretor de teatro. Irmão de Waly Salomão. Estudou Ciências Sociais e Filosofia em Salvador, e ainda Teatro (direção), com Luiz Carlos Maciel, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Dirigiu várias peças teatrais em Salvador, entre as quais, “O macaco da vizinha”, de Joaquim Manuel de Macedo, “A boa alma de Setchuan”, de Bertold Brecht, e ainda vários shows musicais, entre os anos de 1967 e 1969.
Felipe Boso Brita - Mostra Competitiva Internacional
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e mini-cursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica no Imes Fafica (Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia de Catanduva). Redator especial do site de cinema "E-pipoca" e "Cineminha" (UOL). Apresenta o programa semanal "Cinema em Foco" na rádio Globo AM, e mantém a coluna de mesmo nome no jornal "O Regional", de Catanduva. Escreve para o site "Observatório da Imprensa" e para o informativo eletrônico "Colunas & Notas". Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009. Criador e mantenedor do blog "Setor Cinema" desde 2003.
Ana Catarina Simões Coelho - Mostra Competitiva Internacional
Jornalista, com formação na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas. É mestre em Comunicação e Gestão Cultural. Assessora de imprensa e produtora do do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa de Lisboa, Portugal. É responsável pela redação da Agenda Cultural de Cascais, projeto que acompanha desde a sua génese (Março de 2003).
Cid Nader - Mostra Competitiva Regional
Jornalista; editor e crítico do site Cinequanon (www.cinequanon.art.br); coeditor do blog da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema); colaborador/redator do site Planeta Tela (www.planetatela.com.br); colaborador esporádico do site Omelete (www.omelete.com.br); colaborador/redator da revista Rota de Charme (GO); colaborador da Programadora Brasil; colaborador/palestrante da Kinoforum; ensaísta no livro "Os Livros que Sonhamos" (lume); ensaísta no livro "O Medo é Só Começo"; jurado na Kinoforum, Fantaspoa, alguns prêmio aquisição Canal Brasil, alguns júri da Abraccine.
Ivonete Pinto - Mostra Competitiva Regional
Jornalista, doutora em Cinema pela ECA/USP, com tese sobre Abbas Kiarostami orientada pelo professor Jean-Claude Bernardet. Atua como crítica de cinema (co-editora da revista Teorema) e docente (professora adjunta do curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas/RS e professora visitante do curso de Especialização em Cinema da Unisinos). É vice-presidente da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Escreveu os livros “A Mediocridade” (Ed.Sulina), “Descobrindo o Irã” (Ed. Artes e Ofícios) e “Samovar nos Trópicos” (Ed. Artes e Ofícios).
José Francisco Botelho - Mostra Competitiva Internacional
Jornalista, blogueiro e Editor da Revista Aplauso.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com