* Inauguramos esta nova seção do blog, onde relembraremos uma marca ou fato de outras épocas. Quem tiver algum fato, marca ou foto de épocas passadas, que queira relembrar, envie para gente, no email do blog. Começamos com o saudoso Sulbrasileiro, banco gaúcho.
Quem é que se lembra do Sulbrasileiro? Sua principal marca era o coelho, que tinha o apelido de "Meia-longa", e caracterizava o Banco que tinha várias agências pelo Estado, inclusive em São Gabriel. Trazemos uma foto aqui como parte da "Sessão Nostalgia".
O Banco Sulbrasileiro foi criado em 1972 com a fussão do Banco Nacional do Comércio, Banco da Província e o Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco), por meio de pressão do Governo Estadual.
Sua criação teve diversos poréns. O Banco, apesar de ter grande lembrança na memória dos gaúchos, sofria com diversas ineficiências. Apesar de ser a sétima maior rede de bancos no ano de 1981, era o 15º em depósitos e tinha baixa rentabilidade.
Teve o começo do fim a partir de 1985, quando por intervenção do Banco Central por problemas de liquidez, foi fechado e deu lugar ao Meridional, hoje Santander. Ele herdou todo o patrimônio. Quem chegava em Porto Alegre nos anos 80, avistava o coelho pintado em um dos prédios da paisagem da capital dos gaúchos.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com