Marcel da COHAB
Colunista do blog
28 de setembro de 2012. Neste dia, Sebastião Rodrigues Maia, se vivo fosse, completaria 70 anos de idade. Talvez ele ainda esteja vivo, aliás, tenho convicção que sim. Não vou aqui contar a vida de Tim Maia, pois, basta um clic no Google ou Wikipédia para que possamos saber de tudo sobre a vida de uma das mais belas vozes da nossa música.
Tim deixou este mundo em 15 de março de 1998, depois de passar mal durante o ensaio de um show que o levaria novamente para a mídia, após um ostracismo causado por uso de drogas e bebida e problemas de diabetes.
O “Síndico do Brasil”, apelido dado pelo amigo e parceiro Jorge Benjor, não era um exemplo de pessoa – e nunca escondeu isso . Autentico, não tinha papas na língua, faltava a shows, e, quando da sua morte, estava sem poder se apresentar na Globo desde 1988, por conta de uma briga com a cúpula da empresa.
Protagonizou grandes e divertidas histórias, com Roberto Carlos (a quem certa vez xingou por assinar um contrato solo enquanto fazia parte do seu grupo), Erasmo, Caetano Veloso e outros nomes da MPB com quem dividiu grandes canções, além da gaúcha Elis Regina.
Torcedor do América do Rio, chegou a gravar o hino do clube para uma coletãnea de hinos de clubes cantadas por artistas torcedores.
![]() |
| Tim Maia: voz marcante, vida intensa e polêmica, faz falta na música nacional |
Certa vez, no SBT, em uma das muitas entrevistas que deu a Jô Soares disse: “eu não fui tocar por que não me pagaram. Eu gosto do Chico Recarey, apesar de não entender o que ele fala, só quando ele me manda a puta que pariu que eu entendo, mas ele é gente boa. É que tem um careca lá, não vou dizer que é o Paulo César, sócio dele, que é ladrão...(...) todo mundo fala que o Tim Maia não vai nos shows, mas ninguém fala que o Tim Maia não vai porque não o pagaram...”
Se auto intitulava filósofo, a partir de frases como "tudo é tudo, nada é nada", "a demagogia é pior que a mentira, pois é uma mentira mentirosa", “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita", dentre outras.
Tim deixou uma vasta e qualificada obra, uma rica biografia pessoal e profissional e isto o mantém vivo até hoje. Fora preso por roubar cadeiras em um supermercado, foi deportado dos EUA por porte de drogas, brigava com técnicos de som, com músicos e com contratantes que não honravam compromissos.
Seu suingue, seu soul, sua voz inconfundível e maravilhosa cativava a todos com canções repletas de balanço e romantismo. Tim Maia é referência para todas as gerações, do soul, da MPB, do samba, muitos artistas o têm como grande expoente e influencia em suas carreiras. Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra nunca negou a influência de Tim Maia na musicalidade do grupo, que surgira tocando músicas de Tim, Roberto Carlos e Jorge Benjor.
Infelizmente, seu desleixo com a saúde fez com que partisse prematuramente, como outros gênios loucos da música.
Mas o que seria da arte sem os gênios loucos? Tim era gênio, louco, tinha consciência do seu jeito de ser e não se importava em demonstrar. Sua obra permanece viva para seus fãs e admiradores e sua biografia é uma lição para os mais jovens. Lição de musicalidade, lição de autenticidade e, de como faz mal não cuidarmos de nossa saúde.
Com todos os seus defeitos pessoais e suas virtudes musicais, a sua presença nos palcos e programas, suas frases de efeito nos fazem falta nos dias de hoje. Mesmo que muitos novos artistas cantem suas canções, espelham-se nele, nenhum deles chega aos pés da figura Tim Maia.
Tim Maia e sua banda Vitória Régia, recomendo!
Discografia
1970: Tim Maia
1971: Tim Maia
1972: Tim Maia
1973: Tim Maia
1975: Racional
1976: Racional, vol.2
1976: Tim Maia
1977: Tim Maia
1978: Tim Maia Disco Club
1978: Tim Maia
1979: Reencontro
1980: Tim Maia
1982: Nuvens
1983: O Descobridor Dos Sete Mares
1984: Sufocante
1985: Tim Maia
1986: Tim Maia (volume 10)
1987: Somos América
1988: Carinhos
1990: Dança Bem
1990: Tim Maia interpretando Clássicos da Bossa Nova
1991: Sossego
1993: Nao Quero Dinheiro
1993: romantico
1994: Voltou clarear
1995: Tim Maia Ao Vivo
1995: Nova era glacial
1997: Pro Meu Grande Amor
1997: Sorriso de Criança
1997: What a Wonderful World
1997: Amigos do rei , com Os Cariocas
1997: Só Voce: Ouvir e Dançar Pará
1998: Tim Maia ao Vivo II
E-mail: blogcadernosete@gmail.com














0 comentários via Blogger