![]() |
| Medida do Governo Federal que foi sancionada na última semana é a última oportunidade para a Urcamp sair da crise |
Dentro da grave crise que vive nos últimos meses, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) pode ter uma "luz no fim do túnel", com a instituição Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), cuja lei foi sancionada na última semana pela Presidenta da República, Dilma Rousseff. A lei assegura condições para a continuidade do funcionamento de universidades através da ampliação da oferta de bolsas integrais.
De acordo com matéria do Jornal Minuano de Bagé, do último sábado, o texto promulgado por Dilma Roussef determina que a dívida das universidades seja negociada em até 90% de seu total, com a criação de bolsas integrais. No caso da Urcamp, cuja dívida é de R$ 140 milhões, as 15 mil vagas beneficiarão muitos estudantes na região. O saldo dos 10% restantes da dívida poderá ser negociado com igual prazo através de créditos do FIES. A nova lei possibilita, ainda, que a universidade adquira sua regularidade fiscal bem como tenha possibilidade de obter suas certidões negativas junto ao governo federal, que é o maior credor da Urcamp.
A Reitora da Urcamp, Lia Quintana, salientou que a medida "desafogará a universidade, criando uma expectativa de saneamento da instituição em 15 anos", frisou. A Urcamp ainda está estudndo números internos da instituição para definir como será aplicado o programa na universidade. A Urcamp ainda aderiu ao FIES ilimitado e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Com isso, será possível aos estudantes da região que não se enquadram no perfil econômico exigido para as bolsas integrais, ingressarem no Ensino Superior com os financiamentos do governo federal.
(com informações do Jornal Minuano)
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger