Professores do Campus local estiveram mobilizados na divulgação do manifesto de greve, nesta manhã |
Na manhã desta sexta-feira (18), os professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), oficializaram a adesão à greve nacional. Além de reivindicar os acordos prometidos pelo Governo Federal, os docentes - com o apoio dos estudantes - reivindicam também atenção para a conclusão da estrutura, ainda deficitária entre todas as unidades da instituição.
Os professores divulgaram por meio do Facebook, o primeiro manifesto de greve, e onde manterão as informações. No caso de São Gabriel, a situação é grave por conta das obras do campus, que estão em ritmo lento e são as mais atrasadas dos 10 campus. Estudantes e professores estão unidos neste movimento. Confira o manifesto da greve, que expressa a crise que a Unipampa passa:
PRIMEIRO MANIFESTO DE GREVE UNIPAMPA SÃO GABRIEL
No dia 17 de maio de 2012, a partir das 14 horas, os professores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) se reuniram e decidiram aderir ao movimento de greve deflagrado pela categoria em nível nacional. Neste mesmo dia, outras 35 Instituições Federais de Ensino Superior também optaram por entrar em estado de greve após o governo descumprir acordo firmado em agosto de 2011. Este acordo previa: a reformulação do plano de carreira de modo a estimular a manutenção da qualidade dos professores e permanência destes no serviço público, incorporação de adicionais ao vencimento básico e reposição de perdas salariais pela inflação.
Uma preocupação crescente entre a categoria também reside no Plano Federal de Expansão Universitária. Este plano vem ocorrendo de forma desordenada, com grande desperdício de recursos públicos e demora na execução de projetos de infra-estrutura. Mesmo que esta reivindicação tenha respaldo histórico na luta da categoria docente, a forma como este vem ocorrendo não atende os anseios por uma educação de qualidade, transformadora e que promova o desenvolvimento de regiões historicamente deprimidas, econômica e socialmente, como a Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul, onde está inserida a Universidade Federal do Pampa.
No caso do Campus São Gabriel da UNIPAMPA, a situação presente é insustentável, considerando que seu tempo de funcionamento no município já se aproxima de seis anos. Temos sérios problemas com relação ao espaço físico. Dos três prédios originalmente previstos para este campus, apenas um foi concluído, sendo que este (concluído há apenas três anos) já se encontra em considerável estado de degradação, necessitando de reforma. Esta falta de estrutura faz com que ainda hoje tenhamos que trabalhar também em dois prédios alugados, os quais não possuem condições mínimas para dar suporte a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão universitária e salas de trabalho para docentes, técnicos e estudantes.
A nossa luta necessita do apoio de toda a comunidade acadêmica e sociedade gabrielense. Nossas reivindicações visam à melhoria da qualidade de ensino para a população desta região. Não admitimos que os nossos alunos possuam condições inferiores de ensino quando em comparação com outras universidades federais do país.
Juntem-se a nós nesta luta que é de todos.
Para quaisquer manifestações de apoio, críticas, sugestões ou esclarecimentos, por favor, contatem nosso comando de greve através do e-mail: greve.2012.SGUNIPAMPA@gmail.com
E-mail: blogcadernosete@gmail.com