Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

04 maio 2012

"Superlua" neste sábado voltará os olhares para o céu

"Superlua" vai iluminar os céus na noite de sábado (como esta, registrada em 2011 em São Gabriel)

Da Agência O Globo

Uma "Superlua", a única de 2012, é a grande atração do céu neste sábado. Às 23h35, o único satélite natural da Terra atingirá sua fase cheia praticamente ao mesmo tempo em que estará no perigeu, isto é, o ponto de sua órbita em que fica mais próximo do nosso planeta. Segundo a Nasa, ela parecerá até 14% maior e 30% mais brilhante que uma Lua cheia "normal".



O termo científico para o fenômeno é Lua de perigeu. As luas de perigeu variam de tamanho por causa do formato oval da órbita do satélite, semelhante à eclipse que a Terra e os outros planetas orbitam em torno do Sol. Isso faz com que de um lado, o perigeu, ela esteja cerca de 50 mil quilômetros mais próxima do que do outro, o apogeu. Neste sábado, ela estará no perigeu às 23h34, apenas um minuto antes de ficar totalmente cheia, em uma sincronização quase perfeita.

Mas embora a Lua vá estar maior e mais brilhante, será difícil perceber isso. No alto do céu, sem pontos de referência e de escala, uma "Superlua" pode parecer igual a qualquer outra Lua cheia. Por isso, é melhor observar a Lua quando ela estiver mais baixa no horizonte. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos e psicólogos, isso faz com que o satélite pareça bem maior que o natural, já que sua luz tem que atravessar áreas com árvores, prédios ou outros objetos que podem dar algum senso de escala. Com a Lua de perigeu, essa ilusão tende a ficar ainda mais impressionante.

A última "Superlua" aconteceu em março de 2011, onde registramos este fenômeno no dia 19, com um brilho intenso. E estaremos registrando novamente, de olhos atentos.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.