FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO GABRIEL 2025 - 1

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

25 maio 2012

Crise na Urcamp: alunos querem a renúncia de Lia Quintana

Alunos protestaram massivamente, na manifestação mais intensa desde o começo do impasse em São Gabriel

E em um dos momentos mais graves da crise em que vive a Urcamp, acadêmicos do Campus São Gabriel colocaram em prática a resposta para as últimas ações da reitora Lia Quintana. O endurecimento das ações de protesto dos alunos teve seu ápice na noite de hoje, com a paralisação das aulas, o fechamento do Campus local e protestos mais rígidos, com a queima de pneus no acesso ao prédio, situado no Corredor da Reiúna, na noite desta quinta-feira (24).



Entrada do Campus II foi fechada para acesso de alunos às aulas, o que teve adesão total
A situação promete se intensificar nos próximos dias, onde poderá culminar na ida dos alunos a Bagé para reagir, pela sobrevivência do Campus SG. A adesão dos acadêmicos aos protestos foi total, principalmente daqueles que estudam no complexo do Campus II. O representante do DCE, Fernando Taborda, salientou que o panorama é nebuloso.

Ele informou que o Campus gabrielense está penhorado para pagamento de dívidas, podendo ir a leilão em breve, no valor de R$ 5 milhões. "Ao invés de sanar as dívidas, a situação se agravou, onde nosso campus está sendo penhorado pela Justiça por conta das dívidas do Campus Central. Que Bagé pague as suas dívidas, mas não envolva nosso patrimônio", frisou. Um oficial de justiça teria estado no Campus para avaliação do prédio.

Recado dos acadêmicos é claro: não querem mais que Lia siga no cargo
Para sinalizar o protesto e mostrar que não estão de brincadeira, os acadêmicos montaram uma barreira com pneus e galhos, que foram queimados a partir das 19 horas. Os campus de Alegrete e São Borja anunciaram apoio à paralisação local, e ao final, os acadêmicos saíram em carreata e chegando ao Centro, uma passeata em protesto à situação.

Situação é difícil, afirmou Taborda
A mobilização continuou nas redes sociais. O consenso local é que não há mais clima para que Lia Quintana continue sendo reitora da Urcamp. No final da noite, uma informação extra-oficial deu conta de que na segunda-feira, Lia viria à São Gabriel para empossar a nova direção. Boatos seriam de que o ex-pró-reitor, Rudnei de Oliveira, retornaria ao cargo. Se é verdade ou não, só o tempo vai dizer. Os acadêmicos vão continuar o protesto, não se descartando um comboio à Bagé para intensificar as ações.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.