Marcel da COHAB
Colunista do blog
Passados os carnavais gabrielense e uruguaianense nos quais estivemos presentes, algumas constatações devem ser feitas. As Escolas de Samba de São Gabriel passam por uma terrível crise, isso é notório. O argumento dos dirigentes é de que as pessoas em São Gabriel preferem a bermuda e camiseta do Bloco a vestir fantasias.
Seria essa razão para o declínio do nosso carnaval? Seria a migração do Rio de Janeiro o motivo para a ascensão do carnaval de Uruguaiana?
O carnaval de Uruguaiana dá certo por que há o envolvimento total das escolas com suas comunidades. Dá para fazer isso aqui, sim |
Primeiramente eu discordo em certo ponto dos meus conterrâneos. Se houver incentivo, as pessoas vestirão fantasia. Basta vermos os bailes à fantasia que acontecem na nossa cidade onde as pessoas com muito gosto usam de sua criatividade com as mais variadas fantasias. Se houvesse um reciprocidade entre Escolas e componentes, as pessoas vestiriam fantasias. É preciso reascender o fogo da paixão que as pessoas sentem pelas escolas. Por exemplo, a tradicional Vai Mesmo da nossa Vila Maria: o que ela tem feito para que atraia sua imensa torcida? Sequer desfila!!!!!!!
Uruguaiana trouxe atrações da capital e do centro do País, isso é um incentivo para as pessoas. Mas o que ocorre naquela cidade, é que as pessoas torcem pelas escolas, desde a campeão Cova da Onça até a Unidos do Negão, as pessoas têm orgulho de vestir uma fantasia e ir defender as cores de sua entidade. E mais que isso, elas sabem o quão maravilhoso é vestir uma fantasia e ir para a avenida.
Os Blocos carnavalescos de São Gabriel já me deram muitas alegrias, tenho carinho por todos, em especial por aqueles onde passei e onde estou, mas a essência do carnaval é a Escola de Samba, a beleza do desfile está nas fantasias, no enredo mostrado na avenida, nas alegorias e adereços.
Respondendo a questão colocada no título desta coluna, num primeiro momento pode-se pensar que Uruguaiana tem as celebridades, os intérpretes, passistas e carnavalescos cariocas e porto-alegrenses. Mas eu acredito que, primeiramente, Uruguaiana tem a verdadeira raiz do carnaval: as Escolas de Samba.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Eu tenho uma tese: em SG, nada dá certo (futebol e carnaval) por causa do consumo EXCESSIVO de bebida alcoólica!
ResponderExcluirOs componentes de bateria de qq escola ou bloco só aceitam ensaiar, se for dado a eles cerveja e mais cerveja. Idem, a qq pseudo-atleta de futebol.
Esta realidade não leva a nada.
Aqui me Uruguaiana as pessoas são fanáticas por suas escolas, as pessoas participam, vão aos ensaios, sabem cantar o samba, discutem nas ruas.
ResponderExcluir