Comunidade terá atendimentos de saúde na Escola Jerônimo Machado, no interior |
Uma ação bem-sucedida nas administrações anteriores de Rossano Gonçalves será retomada neste sábado (4), atendendo as comunidades de Santo Antônio, Pau Fincado e arredores. Com realização da Secretaria Municipal da Saúde e apoiada por várias delas, o “Comboio da Saúde” levará atendimentos e serviços da Administração Municipal ao interior. A primeira edição acontece na Escola Municipal Jerônimo Machado, a partir das 8 horas.
Serão oferecidos à população serviços de saúde gratuitos. Quatro Secretarias Municipais também estarão presentes – Agricultura, Transportes, Assistência Social e Educação – com palestras, suporte e orientações técnicas. Confira quais os serviços que a Saúde estará disponibilizando à comunidade:
* Encaminhamento para consultas;
* Vacinação de crianças e adultos;
* Cadastramento e atualização do Cadastro do Cartão SUS;
* Programa Primeira Infância Melhor (PIM), com brincadeiras, pesagem e orientação de crianças;
* Exame preventivo de Câncer de Colo Uterino;
* Exames de glicose (HGT) e Pressão Arterial;
* Teste rápido HIV;
* Serviço Social;
* Distribuição de material informativo;
* Orientação e prevenção da Dengue.
A Secretaria da Saúde solicita que todos levem o Cartão do SUS, documento de identidade e Cartão de Vacinas. Haverão ônibus à disposição dos moradores, nos seguintes horários:
A partir das 6h30
* Linha 1 – Passará pelas localidades do Campo Real, Águas Claras, Caleira e Vista Alegre, até a Escola Jerônimo Machado;
* Linha 2 - Sairá da Estância de Clésio Teixeira, Arvoredo, Caiboaté Grande e Lagoões, até a Escola Jerônimo Machado;
A partir das 8 horas
* BR-158, retornando pelo Corredor da Mutuca, até a Escola Jerônimo Machado.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Ué, justo em ano de eleição??? E os anteriores??? Incompetência do prefeito até a faxineira. GUSTAVO JOBIM RIBEIRO.
ResponderExcluirPrezado Gustavo,
ResponderExcluirEste comentário não poderia ficar sem uma resposta, dentro do sentido de justiça e esclarecer as coisas, de forma sincera e tranquila:
1º - O programa "Comboio da Saúde", é uma ação que foi desenvolvida tanto pelos Governos Rossano - na forma de Caravana da Cidadania, com a participação de demais secretarias - quanto pelo Governo Balbo - esta de iniciativa do então Secretário Giancarlo Bina, mas somente com a Saúde - sendo que ela não fica somente restrita à saúde, mas à demais áreas. A ação não foi desenvolvida antes por que, pelo que sabemos, por reorganização da Secretaria nos últimos anos e também por dificuldades enfrentadas. Embora sendo ano de eleição, qual é o demérito disso? Antes tarde do que nunca, qualquer atitude ou ação é bem-vinda, independente de situação ou quem esteja no poder.
2º - Não é só este programa que é retomado agora que é desenvolvido pela Administração. Caso não saiba, a Saúde desenvolve ações como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Programa de Rastreamento do Primeiro Ano de Vida (que cuida das crianças desde o pré-natal, e que reduziu a mortalidade em São Gabriel de 8 por mil nascimentos, quando o normal no Estado é 12), parceria com a PUCRS para oferecer atendimento gratuito à população em odontologia, parceria com a UFSM para atendimento médico nas Unidades Básicas, enfrentamento da Gripe A (quando nem o Ministério da Saúde deu atenção, a cidade decretou emergência para resguardar a todos), enfim, é uma parte do que foi feito.
3º - Me perdoe, mas não quero entender que discrimine profissionais que embora trabalhem no serviço público - que é uma das funções mais criticadas, por mais que se faça. Ninguém é perfeito, mas alguém que faz algo, seja o prefeito ou a mais humilde faxineira que está em seu serviço diariamente, desde as primeiras horas da manhã, merece ser chamado de incompetente? Espero que não tenha cegueira política, mas os fatos estão aí, as coisas estão ocorrendo apesar das dificuldades. Tenha um juízo mais claro.
Finalizando, embora não lhe conhecendo, peço que tenha menos raiva neste coraçãozinho, e tente ajudar a comunidade, assim como o pessoal que está fazendo a sua parte. Reclamar é direito, é garantido, mas quando as coisas estão sendo feitas, reclamar mesmo assim? Mais calma nesta mente, e menos raiva! Beijo no seu coração!
Quem tem raiva no coração é o povo enganado pelo seu prefeito Rossano. Trabalhei 4 anos no serviço público municipal entrando juntamente as oito horas da manhã e saindo muitas vezes após o horário dessa faxineira. Tenho total conhecimento e capacidade para chamar qualquer um deste governo de incompetente pois competência esteve ao meu lado nesses 4 anos. Não venha me falar em programas da Sec. de Saúde pois sei quais foram criados e após a troca de governo foram extintos. Antes tarde do que nunca também ouvi, mas muitos programas do Sec. Bina foram criados e mantidos bem antes do ano eleitoral. Não me conhece e nem eu quero te conhecer pois deve ser do lado incompetente também e esse tipo de gente não me serve nem de inimigo.
ExcluirBem, vamos encerrar esta polêmica por aqui. A discussão é civilizada, mas não dá para entender o por que tanta polêmica com algo que beneficia a comunidade. Sem bandalheiras, vamos com calma. E assunto encerrado.
Excluir