Augusto Solano Lopes Costa
Colunista do blog
A fase de maior visibilidade do São Gabriel Futebol Clube, disputa da Copa do Brasil em 2004, teve o comando técnico de Jorge Anadon, falecido na semana passada aos 53 anos de idade por conseqüências de Hepatite. A doença fez mais uma vítima entre os ex-jogadores na faixa de 50/70 anos. Estava atualmente no Kwait. Nos anos 1970/1980, Jorge Anadon tinha muito prestígio no Rio Grande do Sul. Volante no melhor estilo gaúcho era chamado de Jorge Guerreiro e vestiu a camisa de vários times do interior como Inter de Santa Maria, São Paulo de Rio Grande, Cachoeirinha, entre outros. Também jogou no Cascavel-PR e em outras equipes de menor expressão na Região Sul do Brasil.
Como treinador, era conhecido por conquistar acessos nos times do Rio Grande ao Sul. Foi assim com Atlético de Carazinho e Esportivo de Bento Gonçalves, mas comandou outros times como São Gabriel, Brasil de Pelotas, Lami e Sapucaiense. Em Santa Catarina esteve à frente do Lages, Marcílio Dias e Concórdia antes de ir para o Exterior.
Em 2004, o São Gabriel Futebol Clube, em 04/02/2004 empatou com 0 Figueirense (SC) no Silvio de Faria Correa em 2 a 2 e em Florianópolis venceu por 1 a 0, curiosidade o treinador da equipe catarinense era Dorival Silvestre Júnior, o atual treinador do Internacional. Depois em casa venceu ao Palmeiras por 2 a 1 e no Parque Antártica perdeu por 4 a 1. O Campeão foi o Santo André.
Reproduzo abaixo a ficha técnica daquele jogo memorável:
Estádio: Sílvio de Faria Corrêa, São Gabriel (RS)
Público: 4,148
Renda: R$36.380,00
Árbitro: Giuliano Bozzano (SC)
São Gabriel 2 x 1 Palmeiras
Gols: Alê Menezes, 3 min do 1º tempo e 31 min do 2º tempo; Darzone (contra), 45 min do 2º tempo.
SGFC: Altieri; Alex , Darzone , Morelli e Elizeu; Pansera , Ivanildo, Márcio (Dudu) e Gérson; Luciano Fonseca (Beto) e Alê Menezes (Laguna ).
Técnico: Jorge Anadon
Palmeiras: Diego Cavallieri; Nen, Leonardo de Paula e Corrêa; Baiano (Élson), Magrão, Pedrinho (Adriano Chuva ), Diego Souza e Lúcio; Muñoz (Rafael Marques) e Vágner Love.
Técnico: Jair Picerni
Fica aqui o registro e a homenagem a este profissional e ao futebol gabrielense.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com