Juliano München
Colunista do blog
Visagismo
Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal, que revela as qualidades interiores e exteriores de uma pessoa, de acordo com as suas caracteristicas fisicas e de linguagem visual, personalizando um estilo para cada ser. O visagismo é um termo que deriva do francês visage, que traduzido significa "para o rosto". O conceito não é novo. No mundo, ele é utilizado há pelo menos 60 anos, desde a sua criação na década de 30 pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry. No Brasil, no entanto, essa técnica começou a se expandir somente em 2002.
No visagismo trabalhamos com a personalização da imagem (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. O Visagismo é um conceito, e não uma técnica. É uma arte aplicada, derivada das artes plásticas e do conhecimento físico do rosto humano", diz Philip Halawell, idealizador do conceito no Brasil.
Ao consultar um visagista, é necessário definir o que você quer expressar por meio do penteado. O profissional é treinado para perceber seu temperamento, seu estilo de vida e as exigências do seu trabalho. O objetivo é criar uma imagem que vai além da imagem, lembrando que isso dirá ao mundo quem é você. Portanto, afetará seus relacionamentos e seu estado emocional. "O visagista precisa estudar um pouco de psicologia e aprender a classificar os temperamentos", orienta Halawell
Linhas verticais transmitem estrutura e horizontais mostram estabilidade;
Franjas mostram uma mulher convencional, já cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma mulher extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora;
As curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade
Ou seja: existe sim um corte ideal para você, que pode revelar uma beleza não aparente ou que poderia estar muito mais evidente. E é por isso que as "transformações" que passam na tv fazem tanto sucesso: todo mundo quer ver esse resgate de uma beleza escondida. É inegável o poder que um corte de cabelo e uma coloração podem fazer por uma mulher!
Então, será que você está precisando mudar o seu corte de cabelo para evidenciar melhor a sua beleza?
Rosto Oval - Aceita diversos tipos de cortes, que podem variar desde os curtos até os longos. A franja também é opcional para este tipo de formato de rosto. Para dar um toque extra, entre na moda e evite desenhos retos para os fios. Um corte mais desfiado ou desconectado pode render charme extra a este visual.
Rosto Redondo - É importante não abusar no volume dos fios, em sua extensão. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo do ombro são recomendados e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Rabo de cavalo pode não ficar bom para esse formato de rosto.
Rosto Quadrado - Cortes de comprimentos variados são indicados para este formato de rosto. Caso queira um look mais curto, o chanel é uma boa aposta. Cortes mais longos também são indicação certeira. A franja reta deve ser evitada, mas se for em camadas, mais longa, pode cair bem.
Rosto Triangular - Os cabelos desconectados são uma ótima indicação para este rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos rendem charme e equilibram o formato da face. Especialmente se o seu cabelo for cacheado ou crespo, evite os fios retos. As franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.
Em nosso próximo encontro, discutiremos sobre o tão famoso e polêmico ALISAMENTO. Não percam! Tenham todos uma ótima semana!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com