![]() |
Fóssil encontrado é de antecessor dos mamíferos, e o primeiro predador da região. Descoberta será anunciada nesta teça (foto divulgação) |
São Gabriel, definitivamente, é a terra dos fósseis, por onde ancestrais dos seres vivos viveram por aqui há milhões de anos. Depois das descobertas recentes, como a do Tiarajudens Eccentricus, em 2010, mais uma será anunciada nesta terça-feira (17), a partir das 10h, no Museu de Paleontologia do Instituto de Geociências da UFRGS. Denominado de Pampaphoneus biccai, que significa "matador dos pampas", pode ser considerado um parente pré-histórico dos leões.
O responsável pela descoberta é o paleontólogo Juan Cisneros, também envolvido nas descobertas anteriores, entre elas a do Tiarajudens. O animal teria vivido no RS há mais de 260 milhões de anos, e possuia quatro dentes caninos grandes e curvados, além de oito pequenos dentes com serrilhas e outros quatro incisivos. Seu crânio tem quase 35 centímetros de comprimento.
A espécie, batizada assim também em homenagem ao proprietário das terras do achado, José Bicca, é o primeiro animal carnívoro que viveu na América do Sul durante a Era Paleozóica. Em entrevista à Zero Hora no dia de hoje, Cisneros deixa claro que o animal não é um dinossauro, mas um dincefálio, ancestral dos mamíferos.
O predador pré-histórico seria quadrúpede e teria até três metros de comprimento. Sua vivência foi no período Permiano, onde os continentes estavam se reagrupando. Este teve fósseis similares encontrados na Rússia e na África do Sul. Há uma tese de que o Pampaphoneus seja o predador do Tiarajudens, o que foi afirmado por Cisneros. "No Brasil, quase tudo que se conhece desse período geológico foi encontrado no Rio Grande do Sul ou no Paraná", finaliza.
A descoberta do predador dos Pampas deverá ser publicada nesta semana, na conceituada revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
(com informações de Zero Hora)
Recorde a história
E-mail: blogcadernosete@gmail.com