Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

24 março 2011

Tiarajudens eccentricus, um novo fóssil gabrielense

Em ilustração do paleontólogo Juan Cisneros, tiarajudens espanta um predador
Depois de "Princesa das Coxilhas", "Terra dos Marechais", "Atenas Riograndense", São Gabriel pode ter mais um cognome, de "Terra dos Dinossauros". Nesta sexta-feira (25), a Science Magazine anuncia formalmente em sua nova edição a ser lançada, uma nova descoberta histórica em terras gabrielenses e que foi divulgada depois de dois anos. Inicialmente anunciado como um ancestral dos mamíferos que possui dentes-de-sabre, o tiarajudens eccentricus, como foi denominado, é um novo ser vivo - que pode ter sido antecessor dos dinossauros - descoberto em São Gabriel e que tem 260 milhões de anos. A descoberta foi apresentada nesta quinta, na UFRGS pelos paleontólogos Juan Cisneros, Paula Dentzien Dias e Ana de Oliveira Bueno.


Segundo informações da revista Science, o fóssil foi descoberto na localidade do Tiaraju em um trabalho feito por pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Piauí (UFPI) e da África do Sul, e foi apresentado no final da tarde desta quinta em Porto Alegre e Johanesburgo. As descobertas ocorreram em março de 2009, mas foram divulgadas somente agora após análises e estudos do fóssil encontrado.

Imagem do Fóssil, em foto de Cisneros
O animal, que tem um tamanho similar a uma capivara, apesar de possuir dentes-de-sabre (usados possivelmente para defesa contra predadores), era herbívoro.  “Ficamos todos muito surpresos [com a descoberta], pois esta nova espécie reúne características muito inesperadas, causando inclusive a impressão de ser uma mistura de animais diferentes. Ele possui dentes incisivos similares aos de um ruminante e dentes molares que no seu conjunto lembram os de uma capivara. Contrastando com esta dentição típica de animal herbívoro, temos a presença de grandes dentes de sabre como os de um felino. Mais ainda, os molares não estão na maxila e sim no palato, algo nunca antes visto num quadrúpede.”, explicou ao site iG Juan Carlos Cisneros, da UFPI, que liderou o trabalho. Cisneros também tinha participado da descoberta de fósseis na Fazenda Boqueirão, em 2009.

O único herbívoro com dentes-de-sabre do planeta, pertence a Era Paleozóica e seu parente mais próximo foi encontrado na África do Sul há dez anos. É o primeiro registro de um animal desse tipo, que lembra uma capivara com dentes de sabre, que tinha habilidades de mastigar o próprio alimento. O animal pertencia ao grupo dos terapsídeos (que originou os mamíferos) e data da Era Paleozóica, o que torna a descoberta mais importante, pois foi antes do surgimento de grande parte dos dinossauros. 

É a terceira descoberta de fósseis nos últimos dez anos em solo gabrielense. Em 2005, pesquisas levaram a descoberta de fósseis do mesossauro, na localidade de Passo de São Borja. Anos depois, em 2009, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da UFRGS encontraram novos fósseis na Fazenda Boqueirão, de um animal similar a um crocodilo gigante. Esta é mais uma prova de que São Gabriel foi uma "terra fértil" para dinossauros e antepassados do homem e dos animais.


8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Bah! tchê, vou replicar essa matéria no meu blog!
    http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/
    Um abraço
    Vaz

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostaria de salientar alguns erros na matéria, em prol de um melhor entendimento.

    Primeiro, Tiarajudens não é um dinossauro. Passa muito longe disso. Bem longe.

    Segundo, Tiarajudens nem de longe parecia uma capivara. A analogia feita com o mamífero atual é apenas com relação aos dentes do palato.

    Se quiser informações mais detalhadas, estou à disposição.

    Grata
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Ana, obrigado pela correção. Já o fizemos no texto, grato.

    ResponderExcluir
  4. Depois do primeiro comentário, li que o conteúdo do blog Caderno 7 não pode ser reproduzido, isso é fato mesmo, ou é uma advertência anacrônica?
    Acho que não vou publicar mais... o que eu faço?

    ResponderExcluir
  5. Luiz, a correção do aviso foi feita. Inclusive te enviei uma cópia para o email que inscreveste, para usar no blog que tens, que é excelente. Pode pegar, valeu pela audiência.

    ResponderExcluir
  6. Ok, agora nos entendemos. Um abraço. Vamos ficar em sintonia em nome da Metade Sul!
    http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Valeu , materia sensacional São Gabriel é e sempre foi uma cidade rica e abençoada por grandes descobertas, que isso valorize mais nossa cidade e torne um ponto mais visitado com um turismo auto sustentavél. Temos muito oque mostrar temos que vender bem nosso peixe digo dinossuros ou que que valha nossa descorberta , um abrço e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Olá novamente!
    Fico feliz com a correção, em geral as pessoas não estão nem aí sobre o que é certo e o que é errado.

    Nada contra dinossauros, mas a mania da mídia em reportar tudo como sendo dinossauro, mesmo quando não é, é irritante. As pessoas deveriam saber que nem todos os animais extintos são dinossauros ou mamutes... :P

    Bem, tenho mais uma observação, mas não é necessário que corrijas. Saiu muita coisa errada sobre ele no mundo...

    Quando mencionas: "Inicialmente anunciado como um ancestral dos mamíferos que possui dentes-de-sabre, o tiarajudens eccentricus, como foi denominado, é um novo ser vivo - que pode ter sido antecessor dos dinossauros...".

    Na verdade, o Tiarajudens não é antecessor [ou ancestral] nem dos mamíferos nem dos dinossauros. Ele pertence a uma linhagem que é parente distante dos Cinodontes, que é a linhagem que deu origem a "nós". Logo, é "menos errado" chamar ele de mamífero que réptil.

    Como curiosidade: comparamos ele com capivaras porque os dentes pós-caninos são muito semelhantes aos do roedor. Mas é possível que ele fosse realmente parecido com uma capivara, mas creio que seria ainda meio "reptiliano".
    E sobre o canino gigante, elaboramos a hipótese do uso com base no comportamento de duas espécies atuais [ou seja, ainda vivas] da Ásia, o veado-d'água e o cervo-almiscareiro. São dois animais parecidos com pequenos cervos, mas que possuem caninos enormes, mas são herbivoros.

    São Gabriel tá se revelando um belo sítio paleontológico... :)

    Abraços
    Ana

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.