Queimadas tem sido constantes no interior, principalmente na Região Sul de São Gabriel. Esta foi flagrada na terça, às margens da RS-630 |
E os incêndios no interior do município, mais especificamente na Região Sul, continuam dando trabalho para os Bombeiros. Uma média de quatro a cinco focos de incêndio são registrados pelas autoridades, o que já anda causando transtornos. A esta altura, já se investiga quem anda causando estes incêndios, embora que acidentalmente, por que com a estiagem, a pastagem fica seca e mais propícia aos sinistros.
Mais um incêndio aconteceu na tarde de quarta (18), nas proximidades da Madereira Bullé, com a queima de 10 hectares de uma propriedade, onde também teve perdas em lavouras. O Corpo de Bombeiros, mais uma vez, alerta para que o pessoal tenha sensibilidade e cuidado, onde um toco de cigarro, por exemplo, pode dar início a uma grande queimada. Várias queimadas tem sido registradas nos últimos dias, e uma delas, no Assentamento Itaguaçu, resultou em mais de 600 hectares incendiados, além de 7 casas destruídas e diversos animais mortos.
E fazer queimadas, é crime, de acordo com o artigo 54 da Lei Federal 9.605/98, sim. Ele está enquadrado na questão de qualquer poluição ambiental, onde está assim disposto:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º Se o crime é culposo:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
§ 2º Se o crime:
I - tomar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;
III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;
IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
Portanto, vamos ter um pouco de critério, e parar de fazer queimadas ou atitudes que podem levar a isso. A situação é grave, e os Bombeiros deixam de atender outras ocorrências até mais graves, para atender estas situações. Pense nisso!
E-mail: blogcadernosete@gmail.com