Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 janeiro 2012

Falando de Samba

Celso Paz
Colunista do blog

Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes, nasceu em Nova Iguaçu em 29 de junho de 1949. Nome artístico NEGUINHO DA BEIJA-FLOR. É um sambista, cantor e compositor brasileiro, é desde 1976, o intérprete oficial da Beija-FlorFilho de músico, ganhou um concurso aos dez anos de idade puxando um samba de Jamelão. Dono de voz potente e afinada, estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970,tranferindo-se para a Beija-Flor de Nilópolis em 1975. Lá criou o bordão "Olha a Beija-Flor aí,gente!", e contínua até hoje.


Lançou o primeiro disco em 1980, ao qual seguiram-se outros, com sucessos como os sambas-enredos "Os Cinco Bailes da História do Rio" (Silas de Oliveira, Dona Ivone Lara, Lara, Bacalhau), "Aquarelas Brasileira" (Silas de Oliveira), "Sonhar com Rei da Leão" (de sua autoria) ou sambas-canção, como "Nervos de Aço" (Lupicínio Rodrigues). Outros êxitos são "Angela" (Serginho Meriti, Alexandre), "Divina" (Alexandre), "Magali", "Esmeralda" e " O Campeão", sua composição de maior sucesso, cantada em estádios de futebol ("Domingo eu vou ao Maracanã. Vou torcer pro time que sou fã").  

Neguinho da Beija-Flor, uma voz marcante do samba
Ganhou em 1991 o Prêmio Sharp na categoria "Melhor Cantor de Samba". É considerado um dos mais carismáticos intérpretes do Carnaval cariocaEm 2005 lançou seu primeiro DVD,na Cidade do Samba, contando com a presença de Sandra de Sá e dos Puxadores das Escolas de Samba. Neguinho da Beija-Flor lutou contra um câncer do intestino. Casou-se com Elaine Reis no dia 23 de fevereiro de 2009 no Sambódramo da Marquês de Sapucaí, poucos minutos antes de cantar no carnaval. O casamento foi transmitido pela Rede Globo na cobertura do carnaval. 

Em 2009, Neguinho gravou a música "Mulher,Mulher, Mulher" (Idéia fixa), originalmente composta em 1974. A música é um funk e sua letra consiste na repetição chiclete da palavra "Mulher". O videoclipe da música bateu recordes de acesso no Youtube, em versão samba, no álbum Guerreiro, Brasileiro e Sonhador, de 2010. Neguinho da Beija-Flor foi enredo de quatro escolas: Unidos de Manguinhos  em 1991: da Independente de Cordovil  no ano de 1992: e da Leão de Nova Iguaçu  em 2010: e Juventude Imperial em 2010.

Meu amigo Totti: Samba pelo telefone meu bruxo, olha o refrão.

"Alô! Chegou a hora,
Quem está de fora
Vai ouvir a explosão.
Da minha bateria,
Em parceria com o
Rugido do Leão."

"Me leva amor
Que eu quero ir,
Para ver a bateria sacudir.
Me leva amor
Quero emoção,
Curtir a bateria do Leão".


Grande abraço pra você que gosta de Samba. 
Contato: celsopaz1959@hotmail.com 


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.