A excursão para o Dia de Campo Estadual do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), que acontece em 8 de fevereiro, na Estação Experimental situada em Cachoeirinha (Região Metropolitana), continua com inscrições abertas no Sindicato Rural e NATE/IRGA, no antigo Fórum.
O Dia de Campo acontece das 7 às 14h, com seis estações técnicas e programações complementares, aberto a todos os produtores do Estado. O tema é "O Arroz e os sistemas integrados de produção: otimizando as potencialidades da várzea", e maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3232-6420 (Sindicato Rural) ou 3232-6050 (IRGA). Confira o programa resumido do evento:
ESTAÇÃO 1
O potencial da várzea para a integração de sistemas: uso de espécies de cobertura de solo no inverno para sustentabilidade do arroz integrado. Responsáveis: Madalena Boeni, Paulo Régis F. da Silva e Silmara da Luz Correia.
ESTAÇÃO 2
O potencial da várzea para uso racional das tecnologias: estratégias para o manejo de plantas daninhas do arroz. Responsável: Augusto Kalsing.
ESTAÇÃO 3
O potencial da várzea para uso de espécies alternativas de arroz: estratégias tecnológicas para a cultura da soja. Responsáveis: Cláudia Lange e Anderson Vedelago.
ESTAÇÃO 4
Vitrine das novas cultivares, linhagens promissoras e híbrido promissor. Responsáveis: Mara Lopes e Antônio Rosso.
ESTAÇÃO 5
O potencial da várzea em preservar a biodiversidade: os inimigos naturais de pragas na lavoura de arroz e as boas práticas agrícolas. Responsáveis: Cláudio Mundstock, Graziela Scheer, Thais Freitas e Tiago Zschornack.
ESTAÇÃO 6
Semente: a base da sustentabilidade das várzeas. Responsáveis: José Mauro Guma, Athos Gadea e Felipe Ferreira.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OPCIONAIS:
a) Falcão robotizado: biólogo Gustavo – Hayabusa Consultoria.
Demonstração do sistema de afugentamento de pássaros através do falcão robotizado com controle remoto.
b) Semeadora camalhoeira de soja: Cláudia e Anderson – Indústria de Máquinas e Equipamentos Agrícolas KF.
Dinâmica de operação da semeadora camalhoeira para implantação da cultura da soja em várzea, com a construção simultânea de sulcos para irrigação e/ou drenagem das lavouras.
c) Unidade experimental de secagem de grãos: Fagundes, Volnei e Jony – Liquigás e Pró-Grão.
Demonstração da secagem e armazenamento de arroz, testando diferentes fontes de combustível para acondicionamento do ar de secagem.
d) Sistema automatizado de irrigação: Marcelo Meyer e Hélio Marcolin
Demonstração de um sistema de irrigação totalmente automatizado visando a redução do consumo de água e de energia elétrica, além de reduzir outros custos operacionais.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com