Daqui a alguns dias, a região da Fronteira Oeste será palco de um dos principais eventos do futebol infantil e que revelou grandes talentos para o mundo da bola. Com abertura no próximo sábado (14), o 32º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), organizado pela Escolinha do Flamengo e Prefeitura de Alegrete. Os jogos irão de 14 a 29 de janeiro, no Estádio Farroupilha, em Alegrete.
O evento ainda tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, FUNDERGS e Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e movimenta o começo de ano na região. Os jogos terão 14 equipes, onde todos se enfrentam contra todos. Foram as chaves as equipes do Grêmio, Peñarol (Uruguai), Portuguesa, Juventude e Flamengo de Alegrete (Chave A), Internacional, Defensor, Santos, São José-POA e Caracas (Venezuela) (Chave B).
As partidas serão sempre à noite, em várias faixas, a partir das 19h. A competição terá transmissão pela TV EFIPAN, onde já estamos negociando para também fazer parte da rede de transmissão do evento. O torneio ainda tem o reconhecimento oficial da FIFA. Maiores informações pelo www.efipan.com.br.
O que é o EFIPAN?
Após o 1º Campeonato Sul- Americano de Futebol Infantil, em 1980, realizado em Buenos Aires, Antônio Fagundes – Toninho Fagundes – presidente da Escolinha de Futebol Flamengo, apresentou a idéia de realizar em Alegrete um torneio internacional de futebol infantil, obtendo integral apoio das demais entidades, o encontro foi marcado para julho do mesmo ano.
Certamente, naquela ocasião, não tinha a idéia da grandiosidade de sua iniciativa, e a vital importância que este evento teria para as futuras gerações de meninos que sonham com o futebol profissional e para os clubes que além de revelar talentos, formam cidadãos.
O torneio teve como primeiro campeão a equipe do AFIM da Argentina e vice o Nacional, do Uruguai. O Internacional é o maior vencedor, com 11 títulos. No ano passado, o Juventude foi o campeão ao vencer o Grêmio, em um grande jogo, por 2 a 1.
Craques foram revelados no EFIPAN, como Emerson (campeão da Libertadores com o Grêmio e que jogou em clubes como a Roma e Real Madrid), Riquelme (craque do Boca Juniors), Sorondo (ex-Inter, atualmente no Grêmio), Neymar (campeão da Libertadores pelo Santos), Cambiasso (campeão mundial pela Internazionale de Milão em 2010), Diego Milito (também da Internazionale), Daniel Carvalho (ex-Internacional), Alexandre Pato e Renan (Internacional) e Ronaldinho Gaúcho (ex-Grêmio e atualmente no Flamengo), entre outros.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com