CHAA - Um complexo hospitalar completo. Em Santa Maria, perto de você

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Participe da promoção De Mala e Cuia para onde tu quiser do Peruzzo!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Um complexo hospitalar completo. Em Santa Maria, perto de você

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Participe da promoção De Mala e Cuia para onde tu quiser do Peruzzo!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

17 dezembro 2011

Morre Joãosinho Trinta

Joãosinho Trinta faleceu neste sábado, aos 78 anos (Foto Divulgação)

Morreu na manhã deste sábado (17) aos 78 anos, o carnavalesco Joãosinho Trinta, em face de choque séptico causado por infecção generalizada, decorrentes de problemas de saúde que vinha enfrentando há anos. João Clemente Jorge Trinta, como era conhecido, foi consagrado no Carnaval carioca, praticamente exportando seus modelos de desfiles não só para a folia, mas também para outros eventos da cultura brasileira, como o Natal Luz de Gramado.



Trinta faleceu por volta das 9h55, no Hospital UDI, em São Luís do Maranhão, onde estava atuando em projetos da Secretaria de Cultura daquele estado para a comemoração dos 400 anos do município, em 2012.

Começou sua carreira como assistente de Fernando Pamplona e Arlindo rodrigues no Salgueiro, sendo campeão em 1965, 1969 e 1971. Em 1974, começou sua carreira solo, conquistando títulos com os enredos "O Rei de França na Ilha da Assombração" e "O Segredo das Minas do Rei Salomão".

Mas Joãosinho se consagrou mesmo na Beija-Flor, onde conquistaria títulos de 1976 à 1978, depois 1980 e 1983. É de Joãosinho a célebre frase "Povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual". Ainda ficou em segundo lugar em 1986 e 1989, onde teve uma grande polêmica com o enredo "Ratos e urubus, larguem minha fantasia", onde traria um Cristo Redentor vestido de mendigo. A imagem acabou censurada, mas desfilou coberta com lonas pretas e a frase "Mesmo proibido, olhai por nós".

Ele ainda seria campeão novamente em 1997, com o enredo "Trevas! Luz! A explosão do universo", e inovou em 2001, ao levar um homem voando com um foguete portátil no enredo "Gentileza, o profeta do fogo", que terminou em 6º lugar. A última participação seria em 2005, na Vila Isabel.


Joãosinho Trinta foi um dos responsáveis pela reinvenção do Natal Luz de Gramado,
o que tornou o evento um dos de maior destaque turístico do RS e do Brasil
(fotos Marcelo Ribeiro / Exclusivo)
Joãosinho participou também da transformação do Natal Luz de Gramado em uma grande atração turística do RS. O carnavalesco recebeu o desafio de reinventar o evento, a partir de 2001, não somente na realização dos eventos, mas também com a participação da comunidade. Novos eventos foram criados, como o "Grande Desfile de Natal", e foram sucesso. Ele foi homenageado com o Troféu do Jubileu de Prata do evento, em 2010.

A saúde vinha debilitada há anos, sendo que Trinta teve dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), um em 1997 e outro em 2004.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.