Representantes de dez cidades estiveram presentes à etapa regional, que aconteceu na quinta-feira |
São Gabriel recebeu nesta última quinta-feira (4), representantes de vários municípios da Fronteira Oeste para a Etapa Regional da Conferência Estadual do Esporte e Lazer, realizada no Campus II da Urcamp durante o dia todo. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e FUNDERGS, teve o total apoio da Administração Municipal, em parceria com a Universidade da Região da Campanha – Urcamp. O Prefeito Rossano Gonçalves ressaltou que o município será parceiro de ações em prol do desenvolvimento e incentivo ao esporte.
A abertura teve a presença do Secretário de Estado do Esporte, Kalil Sehbe, da Prefeita de Santa Margarida do Sul, Cláudia Goulart, do Coordenador do Curso de Educação Física e representante da Pró-Reitoria da Urcamp, Francisco Gomes e do Secretário de Turismo, Nairo Gonçalves. Representantes de Prefeituras e entidades esportivas de São Gabriel e dos municípios de Alegrete, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, Barra do Quaraí e São Borja, entre outras representações.
Em seu pronunciamento, Rossano destacou a importância de São Gabriel sediar o debate regional para o desenvolvimento definitivo do esporte e lazer, tendo em vista a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo. “Este debate é necessário para podermos levar a público questões de aprimoramento do esporte, e queremos unir boas propostas para buscar investimentos em uma área de futuro, e desde já, colocamos São Gabriel como parceiro para por em prática estas novas políticas para valorizar o esporte e lazer”, frisou.
O Secretário Kalil explanou a importância da Conferência para o desenvolvimento da área no RS. “Todos estes debates serão essenciais para mostrarmos o quanto o Rio Grande é interessado em evoluir o esporte, e temos uma Copa do Mundo pela frente. São Gabriel mostrou que é interessada em fazer parte e colaborar para este progresso”, frisando os investimentos futuros.
Após a abertura, os participantes foram divididos nos cinco eixos temáticos – Esporte Educacional; Esporte de Rendimento; Esporte e Lazer; Programas, Projetos e Eventos; e Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 – para a elaboração das propostas para a Conferência Estadual a ser realizada no dia 20 de agosto. Ao final, os participantes reuniram-se em Assembleia para eleger os delegados para a fase final da Conferência e defender as reivindicações. Confira algumas das principais:
(sugestão de box com destaque para os temas aprovados)
Eixo Educacional
* Criação de lei para implantação da área de Educação Física;
* Organizar as ligas universitárias regionais (esportiva, artística e cultural);
* Construir e reformar áreas de esporte e lazer de forma estratégica;
* Criação de Projetos de Esporte na Zona Rural e jogos tradicionais do meio, como os jogos campeiros.
Esporte de Rendimento
* Elaborar um calendário esportivo unificado para diversas competições municipais, regionais, estaduais e nacionais (como JIRGS, JABS, JUBS, JIMP);
* Criação e organização da Liga Universitária.
Esporte e Lazer
* Implantar aquisição, ampliação e ações de qualificação de espaços públicos para a prática de atividades físicas, culturais e recreativas (academia ao ar livre, com orientação do profissional de Educação Física);
Programas, Projetos e Eventos
Criar o Sistema Estadual de Esporte e Lazer com fontes de financiamento, Conselho Estadual e Fundo Estadual de Esporte e Lazer;
Copa do Mundo 2014 / Olimpíada 2016
Criar programas de capacitação e qualificação, visando preparar a região para bem receber a Copa, qualificar e capacitar a região em língua estrangeira, especificamente no idioma espanhol.
O documento da Conferência Estadual do Esporte e Lazer que foi gerado dos debates, com total de 20 páginas, encontra-se à disposição dos interessados na Secretaria de Turismo com a Coordenação de Esporte.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com