Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

05 junho 2011

Fato Consumado: São Gabriel, a nossa casa


Marcel da COHAB
Colunista do blog

Semana que se passou fui até Porto Alegre em razão de compromisso profissional. Mas foi “vapt-vupt”, ida e volta no mesmo dia . Ao sair da cidade, às 9 da manhã, senti aquele aperto que é deixar para trás esta cidade, mesmo que por algumas horas. Cada vez mais me solidarizo, nessas situações, com os amigos Rodrigo Lucca, Rafael Lucca, Fabiano, Bira, Leandro, Bárbara Rodriguinho e tantos outros que sentem esse aperto no peito ao deixar nossa cidade (porém, no caso deles, de maneira quase que definitiva) visto que foram ganhar a vida em outros rincões.


Converso com os amigos citados acima e eles sempre transparecem o desejo de voltar, ao dizer que não há lugar melhor que sua casa. Inclusive são leitores do blog, exatamente para que fiquem um pouco mais próximos de São Gabriel.

Morar aqui é mais uma grande herança que meu pai me deixou, pois ele veio de Santa Maria comigo bebê e minha mãe para ficar dois anos de estágio probatório no Judiciário e voltar pra Santa Maria de onde somos naturais. Mas ele da mesma forma que eu, se apegou a esta terra. Tanto que hoje repousa no cemitério municipal de São Gabriel, no seu chão e chão da sua família.

Alguns dirão que São Gabriel tem “n” problemas e defeitos, falarão mal da cidade, desdenharão. Tudo bem, o time que a gente torce também tem defeitos, problemas bem como a pessoa que a gente ama é portadora de problemas e defeitos, e, nestes dois casos, também não deixamos de amar, de sentir saudade.

Passei o dia na capital resolvendo alguns assuntos na companhia do meu amigo gabrielense Bira (Ubiratã Gomes), que me relatava a saudade dos amigos e da cidade (ele que está desde 95 em Porto Alegre). Não demorou muito pra gente ligar pra outro gabrielense, o Leandro, e ficarmos batendo papo à espera do ônibus numa reunião de gabrielenses que falavam das pessoas e das coisas de nossa São Gabriel. 

Passava da meia noite, sob chuva que eu senti aquela felicidade ao avistar da BR-290 as luzes da nossa cidade. Era o retorno para a cidade que eu aprendi a amar. A cidade que eu escolhi para viver e que me escolheu, tal qual a pessoa amada que a gente escolhe e nos escolhe. Estava chegando em casa. Voltei a lembrar dos meus amigos que estão em outros municípios e a entender o porquê deles muitas vezes viajarem horas, gastarem o que não podem, só pra passar um dia que seja em São Gabriel.

Como é bom estar em casa!


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Concordo com você, gosto muito de São Gabriel e não existe hipótese de mudar daqui, talvez umas férias, uma práia e só, nasci aqui, moro aqui e quero morrer aqui, abraço Marcel e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.