Astrogildo de Azevedo, referência em Cirurgia Robótica

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Mês das Mães Peruzzo - Porque amor de mãe vale o ano todo!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Astrogildo de Azevedo, referência em Cirurgia Robótica

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Mês das Mães Peruzzo - Porque amor de mãe vale o ano todo!

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

10 dezembro 2010

Já fez sua escolha?

Lucas Fagundes
Colunista do blog

Já pensou se nós tivéssemos de escolher a profissão que vamos seguir pro resto da vida aos 16, 17 anos? Vixe, mas é exatamente isso que acontece no Brasil, né? Uma responsabilidade que cai no nosso colo muito cedo e a gente que se vire para decidir.

Ouvimos conselhos dos pais, amigos e até fazemos  testes vocacionais que só serve para nos confundir ainda mais. No fim das contas, nós é que decidimos. E aí, não há mais tempo, que profissão escolher?  O que você quer ser para o resto da vida? Levamos até as últimas aquela profissão da infância - veterinário, bombeiro, ou piloto de avião - que geralmente se desmancha pelo caminho. A realidade é outra, dizem os professores e familiares.

“Você tem que escolher uma profissão que dê dinheiro”,  “Filosofia? O que você vai ser? Professor? Pelo amor de Deus, você vai morrer de fome”, frases que ouvimos muito. E  pelo que sempre dizem, o tempo dos nossos pais era ainda pior. Eles só tinham três opções: advogado, engenheiro e médico. O resto era, literalmente, considerado resto pela sociedade da época.

Hoje as profissões em evidência são outras, mas esta mentalidade não mudou muita coisa. Experimente falar para seus familiares, em pleno terceiro ano, que você quer cursar música. Prepare os ouvidos, a gritaria vai ser grande.

O negócio é escolher o que você realmente ama, eu por enquanto não sei o que quero, mas enfim... Quando eu decidir eu faço.

1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Gostei da matéria =) fala muitas verdades...

    e reforço o que tu dissestes: faça o que ama e não o que os outros querem ou o que dê mais dinheiro, só assim será feliz.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.