![]() |
| Em São Gabriel, mesmo com Flávio vencendo localmente, apoiadores foram comemorar vitória de Lula na Praça Fernando Abbott na noite de domingo (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Lula recebeu 51,77% dos votos válidos, contra 48,23% de Flávio Bolsonaro. O presidente somou mais de 64 milhões de votos, enquanto o candidato do PL ultrapassou 59 milhões. A diferença ficou acima de 4,3 milhões de votos.
O resultado reverteu o cenário do primeiro turno, quando Flávio Bolsonaro havia terminado à frente. Lula também superou a votação obtida em 2022, quando recebeu pouco mais de 60 milhões de votos no segundo turno. Com a vitória, chega ao quarto mandato presidencial, após ter vencido as eleições de 2002, 2006, 2022 e 2026.
![]() |
| Apoiadores de Lula tomaram conta da esquina da Mallet com a Duque de Caxias para festejar vitória |
Durante o segundo turno, a campanha petista ampliou a mobilização nas ruas e nas redes sociais. Entre as estratégias esteve o chamado “Exército do Lula”, grupo de WhatsApp organizado pelo deputado André Janones (Rede) para mobilização de apoiadores e distribuição de conteúdos da campanha.
A votação deste domingo também teve ampliação do horário em seções que continuavam abertas após as 17h, diante de problemas registrados em diferentes regiões, como dificuldades no transporte público e consequências de tempestades. Pedidos relacionados à ampliação do horário foram apresentados pelas duas chapas durante o dia.
FLÁVIO VENCE EM SÃO GABRIEL
Apesar da vitória nacional de Lula, Flávio Bolsonaro foi o mais votado em São Gabriel. O candidato do PL recebeu 16.480 votos, ou 51,06% dos válidos. Lula teve 15.793 votos, correspondentes a 48,94%.
Durante a apuração, apoiadores de Bolsonaro acompanharam os resultados na Praça Fernando Abbott, onde houve churrasco, buzinaços e fogos. A movimentação aumentou quando o candidato do PL passou Lula na apuração nacional, com cerca de 15% das urnas contabilizadas.
Com aproximadamente metade das urnas apuradas, Lula assumiu a liderança nacional e permaneceu à frente até o encerramento da contagem e os apoiadores de Bolsonaro saíram das ruas.
Após a confirmação da vitória, apoiadores do presidente reeleito se concentraram na região do cruzamento das ruas General Mallet e Duque de Caxias, no Centro de São Gabriel. A comemoração seguiu até o início da madrugada.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/10/2026 16h17
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com














0 comentários via Blogger