Nova unidade de Emergência do CHAA, um hospital completo ainda mais perto de você

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Mês das Mães Peruzzo - Porque amor de mãe vale o ano todo!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Nova unidade de Emergência do CHAA, um hospital completo ainda mais perto de você

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Mês das Mães Peruzzo - Porque amor de mãe vale o ano todo!

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

08 maio 2026

POLÍTICA | Afonso Hamm e Mário Augusto participam de encontro com lideranças em São Gabriel

Políticos do Progressistas participaram de evento de lideranças na noite de quinta em São Gabriel, na Casa do Sindicato Rural no Parque Assis Brasil (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O deputado federal Afonso Hamm e o ex-prefeito de Dom Pedrito Mário Augusto de Freire Gonçalves, ambos do Progressistas, participaram, na noite de quinta-feira, 7 de maio, de um encontro com lideranças na Casa de Vidro do Sindicato Rural de São Gabriel, no Parque de Exposições Assis Brasil. A atividade reuniu representantes do setor rural, do agronegócio, lideranças políticas locais e da região.

Mário Augusto, que é pré-candidato a deputado estadual, afirmou que está percorrendo municípios do Rio Grande do Sul para ouvir lideranças e construir propostas voltadas às demandas regionais. Ele destacou sua trajetória como prefeito de Dom Pedrito por dois mandatos, a atuação no Governo do Estado como secretário de Inovação e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, além dos vínculos com a região da Campanha.

Durante a entrevista ao Portal Caderno7, Mário Augusto defendeu a necessidade de ampliar a representação política da Metade Sul na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a região enfrenta dificuldades históricas em áreas como infraestrutura, logística, desenvolvimento econômico, educação e saúde. O pré-candidato citou a BR-290, a RS-630 e estradas de ligação entre municípios como exemplos de pautas que, em sua avaliação, precisam estar no centro do debate político regional.

Ambos ouviram reivindicações e sugestões do público presente durante o evento realizado na noite de quinta bem como discorreram sobre suas visões a respeito

Segmentos como a apicultura fizeram pedidos também ao deputado Hamm para pleitos do setor

Mário Augusto também afirmou ser favorável à busca de alternativas para viabilizar obras estruturantes, incluindo concessões e pedágios, desde que com tarifas consideradas justas. Para ele, a melhoria da infraestrutura é um dos caminhos para reduzir custos de produção, facilitar o deslocamento de estudantes, pacientes e trabalhadores, além de fortalecer o desenvolvimento regional.

O deputado federal Afonso Hamm destacou sua ligação política com São Gabriel e lembrou que iniciou no município parte de sua primeira campanha para deputado federal. Em sua manifestação, Hamm abordou a situação do agronegócio gaúcho diante de estiagens, enchentes e novos episódios de chuva intensa, afirmando que produtores seguem enfrentando dificuldades para renegociar dívidas provocadas por perdas climáticas.

Hamm também comentou a tramitação do PL 5122, relacionado à securitização das dívidas do setor rural. Segundo o deputado, a proposta busca dar mais prazo para que produtores possam pagar os débitos, sem anistia, perdão ou desconto. Ele informou ainda que o tema deve avançar no Senado e defendeu a utilização de recursos do Fundo Social para viabilizar a medida.

O parlamentar também citou ações voltadas à revisão de contratos bancários rurais e afirmou que solicitou auditoria sobre operações de crédito envolvendo produtores. Ao final, Hamm comentou o cenário eleitoral de 2026 e disse que o Progressistas, que apóia o pré-candidato ao governo gaúcho e colega de parlamento, Luciano Zucco (PL) trabalha na construção de propostas regionalizadas para o Rio Grande do Sul, considerando as diferenças econômicas e sociais entre as regiões do Estado.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 08/05/2026 16h13 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.