CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

06 fevereiro 2026

FALTA DE EMPREGO | São Gabriel fecha 2025 com saldo negativo de vagas formais, aponta Novo CAGED

São Gabriel fechou 2025 com saldo negativo de vagas de trabalho (foto reprodução)

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), apresentados no dia 29 de janeiro pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, indicam que São Gabriel encerrou o ano de 2025 com saldo negativo de 76 vagas formais de trabalho. No período, foram registradas 3.392 admissões e 3.468 desligamentos no mercado formal do município. Os dados foram divulgados pelo coordenador da Agência FGTAS/Sine de São Gabriel, Arthur Phillyp de Lima Brito, nas redes sociais, nesta quinta (5).

O levantamento aponta variação distinta entre os setores econômicos. O comércio apresentou o pior desempenho, com saldo negativo de 136 vagas, seguido pelo setor de serviços, que fechou o ano com menos 36 postos formais. A construção civil também teve resultado negativo, com seis vagas a menos.

Por outro lado, a agropecuária registrou saldo positivo de 45 vagas, enquanto a indústria encerrou o período com crescimento de 57 postos formais de trabalho. Apesar desses resultados, o impacto negativo do comércio e dos serviços foi determinante para o saldo geral negativo no município.

Em um município com cerca de 60 mil habitantes, aproximadamente 9.399 trabalhadores possuem vínculo formal de emprego. Os dados reforçam o cenário de baixa geração de vagas com carteira assinada e a presença significativa da informalidade no mercado de trabalho local.

O Novo CAGED não mede o número total de desempregados, mas acompanha o saldo entre admissões e desligamentos no emprego formal, sendo utilizado como indicador do comportamento do mercado de trabalho e da atividade econômica nos municípios.

Segundo a coordenação da Agência FGTAS/Sine de São Gabriel, o órgão acompanha diariamente trabalhadores em busca do primeiro emprego ou de reinserção no mercado. Também foi informado que estão em andamento cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, integrados ao programa RS Qualificação Recomeçar, com execução e administração da Prefeitura Municipal, com o objetivo de ampliar as oportunidades de formação e acesso ao mercado de trabalho formal.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/02/2025 10h57 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.