CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

14 janeiro 2026

LUTO | Morre aos 80 anos o advogado, poeta e professor gabrielense José de Deus Luongo da Silveira

José Luongo faleceu nesta quarta-feira e foi advogado, poeta e professor universitário, além de cônego da Igreja Anglicana em Santa Maria (foto Estúdio Asaphoto/arquivo pessoal)

Morreu nesta quarta-feira (14), aos 80 anos, o advogado, poeta e professor gabrielense José de Deus Luongo da Silveira. O velório ocorre na Funerária Santa Rita a partir das 14h. O sepultamento está previsto para a manhã de quinta-feira (15). Natural do interior de São Gabriel, nasceu no rincão conhecido como Pontas do Salso, onde passou a infância. Era filho de Pedro Tome da Silveira e Dolira Luongo da Silveira e o mais velho de três irmãos: José de Deus, Lourdes Maria e Iones.

Residia em Santa Maria. Era casado com a professora Iara Severo da Silveira e deixa três filhos: José Alexandre, Daniel e Laura. Graduou-se em Teologia pelo Centro Anglicano de Estudos Teológicos (1985), em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1971), e em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1973), Mestre em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA, Buenos Aires, República Argentina, pela qual também conquistou Pós-doutorado. 

Além de ter sido professor da rede pública estadual de São Gabriel e do Curso de direito da Universidade da Região da Campanha, foi por muitos anos sacerdote da Paróquia Anglicana da Redenção, onde conduziu projetos sociais e educacionais como o antigo Centro de Atividades Múltiplas, na Vila dos Vicentinos. 

Na área acadêmica e jurídica, publicou obras como Noções preliminares de filosofia do Direito e As várias faces do Direito, uma crítica ao discurso jurídico tradicional. Na juventude, publicou poesias no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, na seção “Bric-A-Brac da Vida”, organizada por Nilo Tapecoara, e no Diário da Manhã, da cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal.

Participou de antologias poéticas até 1983, entre elas Poetas do Brasil e Antologia – Revista Literária. Recebeu de São Gabriel o título de Cidadão Emérito, concedido pela Câmara Municipal. Também teve atuação política, tendo concorrido ao cargo de vereador em São Gabriel em 1996, ficando como suplente pelo então Partido da Frente Liberal.

Luongo era reverendo cônego da Igreja Anglicana em Santa Maria e integrava diversas organizações culturais e profissionais, no Brasil e no exterior, entre elas a União Brasileira de Escritores, a Academia Goianense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana, a Casa do Poeta Rio-Grandense, o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e a Associação Rio-Grandense de Imprensa. Sua biografia foi feita pelo também falecido jornalista Nilo Dias, em seu blog "Viva São Gabriel", ainda ativo na rede.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/01/2025 12h22 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.