CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

29 janeiro 2026

DESTAQUE | Gabrielenses conquistam pódio no Paleta Atlântida, em Xangri-Lá

Felipe e Liliam (esquerda) foram os gabrielenses que participaram do Paleta Atlântida, realizado no último final de semana em Xangri-Lá (fotos divulgação)

Os gabrielenses Felipe Moura e Liliam Chagas conquistaram o 3º lugar na categoria Raiz do Paleta Atlântida, realizado no último sábado (24), na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá. A dupla representou São Gabriel na maior competição de churrasco de beira de praia do mundo, que reuniu cerca de 180 mil pessoas ao longo do dia e contou com mais de 60 equipes inscritas na categoria.

O evento ocupou aproximadamente 4,5 quilômetros da faixa de areia e teve a participação de mais de 1.800 assadores. Ao todo, foram utilizadas cerca de 16 toneladas de carvão para o preparo de 19 toneladas de carne, consolidando o Paleta Atlântida como um dos maiores encontros gastronômicos do país.

Paleta de ovelha preparada pelos gabrielenses, que tiveram ainda a parceria de Rafael Grimm Vaz, de Porto Alegre

Iguaria assada teve ainda o preparo de uma farofa de família, que remeteu as cores do RS

Felipe Moura e Liliam Chagas integraram a equipe ao lado do porto-alegrense Rafael Grimm Vaz. Na primeira participação no evento, o trio garantiu lugar no pódio na categoria Raiz, modalidade em que a carne pode ser temperada exclusivamente com sal. A paleta de ovelha assada foi apresentada aos jurados entre 12h e 14h, acompanhada por uma farofa preparada a partir de uma receita de família, com montagem que remeteu às cores do Rio Grande do Sul.

A competição é realizada tradicionalmente antes do fim de semana do Planeta Atlântida, maior festival de música do interior do Estado, que inspira o nome do encontro gastronômico. Durante a disputa, todas as paletas precisaram ser finalizadas no local, utilizando apenas brasa de lenha ou carvão fornecidos pela organização.

Além da categoria Raiz, o concurso também conta com a modalidade Gourmet, que permite o uso livre de temperos. Os competidores são avaliados por critérios técnicos do assado, como sabor, textura e cor da carne, além das guarnições que acompanham a paleta. A cada edição, o Paleta Atlântida reúne assadores de diferentes regiões, que apresentam variados estilos de preparo e cortes, reforçando a dimensão do evento no cenário gastronômico nacional.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/01/2025 13h04
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.