![]()  | 
| 9º RCB (foto) e 13ª Cia Com Mec realizaram suas solenidades comemorativas aos aniversários de fundação na última semana em São Gabriel (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) | 
Duas unidades militares comemoraram, no último final de semana, suas datas festivas. Na quinta-feira, 30 de outubro, a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada — Praça Forte de Caxias — realizou a formatura alusiva aos seus 83 anos de fundação, celebrados no dia seguinte. Já na sexta-feira, 31, foi a vez do 9º Regimento de Cavalaria Blindado — Regimento João Propício — promover a solenidade comemorativa pelos 107 anos de criação, cuja data original é 28 de setembro.
A unidade de Comunicações, comandada pelo capitão Victor Torres Kumm, realizou a cerimônia na parte da tarde, em homenagem aos 83 anos da “Praça Forte de Caxias”, como é conhecida. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Vitor Teixeira, que representou a Prefeitura, e do presidente do Poder Legislativo de São Gabriel, vereador Elson Teixeira, além de outros convidados. Na ocasião, foram entregues os títulos de “Amigo da Cia”, acompanhados de medalhas de reconhecimento a colaboradores e parceiros.
![]()  | 
| Na quinta, unidade militar de Comunicações comemorou sua data de fundação, que é em 31 de outubro | 
![]()  | 
| Comandante da unidade, Capitão Victor Kumm, salientou a colaboração para a história de São Gabriel, do Estado e País | 
![]()  | 
| Parceiros foram homenageados com o diploma Amigo da Cia, junto com medalha alusiva | 
A instituição foi criada em 31 de outubro de 1942, como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões. A 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões, por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (RN). Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia foi transferida para São Gabriel por determinação do Ministério da Guerra, passando por várias reestruturações até 1953, quando recebeu a denominação de 13ª Companhia de Comunicações. Em 2005, passou a adotar o nome atual, mantendo sucessivas modernizações em sua estrutura, dentro dos padrões do Exército Brasileiro.
No dia seguinte, o 9º RCB realizou a formatura alusiva ao aniversário do Regimento, cuja data oficial é 28 de setembro. A solenidade contou com a presença do cônsul-geral da Espanha no Rio Grande do Sul, Tomás Riba Núñez, que participou das festividades pelos 225 anos de fundação de São Gabriel. Na ocasião, foram entregues as Medalhas João Propício e outras homenagens.
À noite, o Regimento promoveu seu baile comemorativo na Seven, com animação da banda Hawaí e diversas atrações alusivas à data. O atual 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB), sediado em São Gabriel, foi criado em 25 de fevereiro de 1915, mas implantado apenas em 28 de setembro de 1918, sob a denominação de 2º Corpo de Trem, em Monte Belo, Juiz de Fora (MG). No ano seguinte, passou a se chamar 4º Corpo de Trem e, em 1921, teve o nome alterado para 14º Regimento de Cavalaria Independente (14º RCI), com nova estrutura organizacional, concluída em 1º de maio de 1922.
Em 29 de junho de 1924, o 14º RCI embarcou com todo o efetivo, material e animais de montaria rumo à nova sede, em São Gabriel. O deslocamento, iniciado na Estação Benfica, no Rio de Janeiro, durou 11 dias e terminou com a chegada ao município em 9 de julho, às 17h30. À época, o aquartelamento ainda estava em construção, obra que se estendeu de 1922 a 1925, sob responsabilidade da Companhia Construtora de Santos.
![]()  | 
| Na sexta, o 9º RCB realizou sua formatura de comemoração aos 107 anos do Regimento | 
![]()  | 
| Tenente-Coronel João Carlos Lima destacou a importância da "Sentinela da Fronteira", como denominou informalmente a unidade, na história militar | 
Ainda em 1924, a unidade passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria Independente (9º RCI). Em 1937, recebeu a denominação histórica de “Regimento João Propício”, em homenagem ao marechal de campo João Propício de Figueiredo Menna Barreto, comandante do Exército do Sul durante a campanha de 1864-1865, natural de Rio Pardo (RS).
Em 1946, o 9º RCI passou a chamar-se 9º Regimento de Cavalaria (9º RC). Em 31 de outubro de 1968, a unidade teve sua estrutura profundamente modificada, deixando de ser hipomóvel e passando, a partir de 1º de janeiro de 1969, a utilizar viaturas blindadas, adotando então a atual denominação de 9º Regimento de Cavalaria Blindado.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/11/2025 17h36 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com


















0 comentários via Blogger