CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Final de Ano com Grandes Marcas Peruzzo! Participe!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Final de Ano com Grandes Marcas Peruzzo! Participe!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

06 novembro 2025

DO GALPÃO À SALA DE AULA | Tradição gaúcha inspira ciência no 17º SIEPE da Unipampa

Diully apresentou projeto que faz reflexão sobre os saberes tradicionais gaúchos que fazem parte do cotidiano, dialogando com a ciência (foto divulgação)

A Rainha da Fronteira foi palco do 17º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), encerrado no final da tarde desta quinta (6). Entre os trabalhos apresentados na modalidade Cultura, destacou-se o projeto “Do Galpão à Sala de Aula: Diálogos entre Tradição e Ciência”, desenvolvido pela 2ª Prenda da 18ª Região Tradicionalista e 1ª Prenda do Município de São Gabriel, Diully Silveira Pomorski.

Acadêmica do curso de Engenharia Florestal, Diully propôs uma reflexão sobre como os saberes tradicionais gaúchos ultrapassam os limites dos galpões e se fazem presentes no cotidiano, dialogando com o conhecimento científico. O trabalho evidenciou que a tradição não está dissociada da vida acadêmica, mas é uma aliada na formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com a sustentabilidade e com a identidade regional.

A pesquisa foi estruturada em ações que buscaram aproximar a cultura do campo das salas de aula e dos laboratórios, impactando diretamente mais de 200 pessoas.

O projeto também reforça o papel do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como espaço de formação cidadã, em consonância com a Carta de Princípios de 1961, que defende a contribuição do tradicionalismo para o bem coletivo e o fortalecimento da democracia.

Encerrando a apresentação, Diully sintetizou a essência do projeto com uma frase que emocionou o público: “Cultura sem ciência vira memória. Ciência sem cultura perde sentido. Quando caminham juntas, constroem futuro.”

Com essa proposta inovadora, a prenda gabrielense demonstrou que a tradição gaúcha também é um campo fértil para a pesquisa e para a inspiração científica, fortalecendo os laços entre identidade, educação e sustentabilidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/11/2025 18h36
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.