São Gabriel celebrará 225 anos de fundação em 2 de novembro e uma série de atividades está programada para ocorrer entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7) |
A Prefeitura de São Gabriel divulgou a programação oficial das comemorações pelos 225 anos de fundação do município, atribuída a Dom Félix de Azara. As atividades ocorrerão entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, organizadas pelo Centro de Memória Institucional da Secretaria-Geral de Governo, com apoio das secretarias de Turismo, Esporte e Cultura, Educação e Segurança e Cidadania.
O ponto central das celebrações será a presença do Cônsul-Geral da Espanha no Rio Grande do Sul, Dom Tomás Miquel Riba Núñez, que acompanhará toda a programação ao lado do prefeito Lucas Menezes. O diplomata também fará uma visita ao local histórico onde foi fundada a cidade de São Gabriel.
A programação inicia na quarta-feira, 30 de outubro, às 18h, com a solenidade de outorga da Medalha Dom Félix de Azara para o Cônsul-Geral, no Palácio Plácido de Castro, acompanhada por apresentação da Banda do Exército Brasileiro. Na quinta-feira, 31 de outubro, às 8h30, será inaugurada a escultura “Amizade Brasil-Espanha”, de autoria do artista Carlito Bicca, no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, com apresentação da Camerata de Violões.
O encerramento das festividades ocorre na sexta-feira, 1º de novembro, às 9h, com o desfile comemorativo temático alusivo aos 225 anos de fundação. O evento reunirá instituições civis, militares, culturais, tradicionalistas e escolares na Rua Duque de Caxias, em frente ao Palácio Plácido de Castro.
Embora São Gabriel tenha sido oficialmente fundada em 2 de novembro, a programação se encerrará no dia 1º em respeito ao Dia de Finados, celebrando o legado histórico de Dom Félix de Azara, fundador do município.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 21/10/2025 14h44
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com