![]() |
| Com grande participação de público e cavalarianos, Desfile do Bom Fim foi realizado sem apoio do município neste domingo, motivando fortes protestos do patrão da entidade (fotos divulgação) |
Uma polêmica marcou a realização do 30º Desfile da Integração, ocorrido neste domingo (14), no Bairro Bom Fim, em São Gabriel. O evento, promovido pelo CTG Lenços Brancos, não recebeu repasse financeiro da Prefeitura, apesar de constar no calendário oficial do município, o que motivou críticas do patrão da entidade, Paulo Roberto Achilles, ao prefeito Lucas Menezes. A Prefeitura, por sua vez, alega que o repasse não ocorreu porque a entidade não apresentou projeto formal.
Durante a abertura do desfile e também em manifestações nas redes sociais, Achilles lamentou a ausência do apoio. Segundo ele, o CTG vinha recebendo auxílio anual de R$ 5 mil para cobrir despesas do evento, como contratação de veterinário, shows, fitas e transporte de caminhões.
“Desde a lei de 2014, sempre recebemos os R$ 5 mil da Prefeitura. Este ano, o prefeito não nos repassou nada. Fizemos ofício, conversamos, mas não houve retorno positivo. Outros grupos receberam valores maiores, e não sou contra isso, mas lamento que o Lenços Brancos tenha ficado de fora”, afirmou.
O patrão relatou ainda um encontro com o prefeito dias antes do desfile, a pedido do próprio durante o lançamento dos Festejos Farroupilhas há alguns dias e que surpreendentemente, teria sido em tom de animosidade. “Ele me disse que eu deveria pedir ajuda a quem apoiei na eleição. Eu respondi que o desfile não é meu, é da comunidade. O prefeito tem obrigação de apoiar porque está no calendário oficial”, declarou. Segundo Achilles, o evento acabou acontecendo com apoio de lideranças políticas e colaboradores particulares, incluindo o deputado federal Pompeo de Mattos e a ex-vereadora Malu Bragança.
A Prefeitura de São Gabriel, em resposta enviada ao Caderno7 nesta segunda-feira (15), afirmou que todos os repasses de recursos públicos para entidades e associações seguem critérios legais. “No caso específico, não houve apresentação de projeto formal que indicasse a destinação dos valores solicitados, condição indispensável para a análise e possível concessão do recurso”, informou em nota assinada pelo Secretário de Gabinete, Márllon Maciel e enviada pelo Coordenador de Comunicação, João Pedro Lemos no começo da tarde.
A entidade, por sua vez, contestou a justificativa, ressaltando que isso contradiz o que ocorreu em anos anteriores, quando os repasses foram feitos sem impedimentos.
O desfile, decretado evento oficial do município em 2014, durante a gestão de Roque Montagner (PT), reuniu cavalarianos, apresentações artísticas e contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente do Poder Legislativo de São Gabriel, vereador Elson Teixeira (PDT), e o vereador Kiko Lopes (PRD).
Veja a manifestação do patrão da entidade no vídeo abaixo:













0 comentários via Blogger