A acadêmica de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Eduarda Nasiniak Marcuzzo, natural de São Gabriel, foi homenageada junto com colegas pelo desenvolvimento do projeto “Saúde e Bem-Estar no Cárcere”, voltado ao atendimento de mulheres privadas de liberdade no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre (IPFPOA). A iniciativa busca promover bem-estar, saúde mental e novas oportunidades de reinserção social às detentas. O reconhecimento foi entregue na noite de terça-feira, 2 de setembro, na Expointer, em Esteio.
![]() |
| Jovem gabrielense (2ª da direita para esquerda) participou de projeto social desenvolvido em disciplina do Curso de Medicina da ULBRA, onde estuda |
O projeto nasceu durante a disciplina de Políticas Públicas, no segundo semestre, quando as estudantes de Medicina — Eduarda Nasiniak, Gabriela de Mello Fávero, Laura Burtet e Nicoli Amábile Maciel da Silva — foram orientadas a estudar políticas destinadas a pessoas em situação de cárcere. A partir de visitas ao IPFPOA, sob direção de Tatiane e Silva, identificaram demandas relacionadas ao cuidado com o bem-estar das internas, o que motivou a criação da proposta multidisciplinar.
Com orientação da professora Estela Schiavini Wazenkeski, e após aprovação do Comitê de Ética, o projeto passou a integrar diferentes áreas do conhecimento da ULBRA. No decorrer das atividades, foram realizadas ações envolvendo Direito, Psicologia, Teologia e Medicina, com debates sobre direitos das mulheres, identidade, espiritualidade, saúde da mulher e estratégias de alívio do estresse.
Um dos marcos da iniciativa foi a concessão de duas bolsas de estudo integrais, em parceria com a Reitoria da ULBRA, possibilitando que detentas pudessem retomar a formação acadêmica. Atualmente, duas internas contempladas estão cursando Marketing Digital, resultado direto da mobilização das estudantes.
![]() |
| Prática do projeto visou a ressocialização das mulheres privadas de liberdade |
![]() |
| Internas receberam certificados e duas delas ganharam bolsas de estudo e cursam Marketing Digital como resultado do avanço das atividades |
Pelos resultados alcançados, as acadêmicas e a professora foram homenageadas pelo curso de Direito da ULBRA, em cerimônia realizada na Expointer, na noite de 2 de setembro. Na ocasião, receberam certificados em reconhecimento ao impacto social e acadêmico do trabalho desenvolvido.
Eduarda destacou a relevância da experiência para sua formação. “Elas gostaram bastante e foram tirando suas dúvidas, além de poder ver uma oportunidade de recomeçar. Para mim, como pessoa e como acadêmica, foi uma experiência maravilhosa, quero seguir neste projeto podendo colaborar”, afirmou a estudante gabrielense.
O projeto segue em andamento, com a proposta de ampliar a integração entre cursos e consolidar ações que contribuam para a saúde, o bem-estar e a ressocialização das mulheres privadas de liberdade no Estado.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/09/2025 16h31
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com












.jpeg)


.jpeg)
0 comentários via Blogger